Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mário Nicolau

Saúde: Extensão de Taveiro é causa só de alguns

27 de Junho 2018

Não existem dúvidas sobre a necessidade da transferência para novas instalações da Extensão de Saúde de Taveiro.

Alguns encararam o processo de mudança como oportunidade imobiliária, mas a iniciativa terminou em desastre, deixando para trás um inútil monstro de betão.

Uma mão-cheia de cidadãos assumiu o problema como fundamental no horizonte da vila de Taveiro e (porque não escrevê-lo?) no da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila. Nas mais recentes eleições autárquicas, o problema das instalações da Extensão de Saúde e a situação vergonhosa do posto da GNR integraram o programa da candidatura do PS encabeçada por Cândido Malva.

Na altura, fez-se eco, entre outras, da ausência de uma visão estratégica para o território, o que, recorde-se para memória futura, foi combatido com alcatrão e… política rasteira.

Não há injustiça em democracia, há método e objectivos. E a tentação de reescrever a História, um acto comum em que tem o “Muro” como memória e exemplo. Foi-se Berlim e a Alemanha (nada) democrática, mas nem a Coreia sem Norte ou a Venezuela servem de alerta e muito menos de lição.

Quem ansiava por alcançar o poder manifesta-se determinado, agora, em manter o estatuto, num “cola e veda” sem precedentes. Não importa que seja a reboque ou a semi-reboque. Sabe-se que a evolução social positiva, com a diminuição do fosso entre ricos e pobres, é mau sinal para quem constrói plateia com os menos favorecidos. Atente-se ao panorama europeu…

É verdade que o populismo se encontra à vista, pelo que, mais do que nunca estamos obrigados a uma cidadania activa, com o voto informado e consciente como expressão maior.

Quando se abandona a indiferença cívica, constata-se, nalguns casos, uma realidade repetitiva, com mandatos em pousio, que só acordam a tempo dos actos eleitorais. O próximo, registe-se, está marcado para 2021.

Tal como no passado recente, a situação mantém-se: não existe uma visão estratégica para a União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila. E sublinhe-se: a ação do actual executivo é errática. Nivelar por baixo nunca dá bom resultado; há que estimular o amor próprio dos nossos, dinamizar o território, corrigir assimetrias.

Perante a inépcia em que vive o território, o acompanhamento permanente que fazemos das questões essenciais junto das entidades competentes e a ação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), presidida pelo dr. Manuel Machado, vai atenuando o deficit político.

A questão da Extensão de Saúde de Taveiro foi lançada, em devido tempo, por uma equipa que mais não pretendia (e não pretende) do que o bem comum. Foi apresentada a quem de direito; esta e outras.

E, como se percebe, a causa é válida, pois mal o presidente da CMC anunciou uma possível solução, logo surgiram candidatos aos benefícios da visibilidade que o fim do problema proporcionará no devido tempo. Vão aparecer para a fotografia, num folhetim com pouco ou nenhum decoro.

Há, porém, que reflectir, também, sobre o destino das centenas de milhares de euros resultantes dos contratos interadministrativos de delegação de competências – por exemplo – anunciados publicamente.

A CMC fez, mais uma vez, o que lhe compete, mas é necessário estar vigilante e forçar a nota, pois, caso contrário, tudo ficará adiado à espera de 2021.

Nessa altura, os pais e encarregados de educação da EB1 de Taveiro não vão precisar de recorrer à trincha; as ervas, valetas e afins terão o devido encanto e limpeza; o alcatrão regressará para inundar ruas e becos e esconder as ervas devido à primeira de mão de fraca qualidade aplicada em 2017; os pedidos de apoio não serão despachados para a praça de o8 de Maio, com a desculpa habitual: “isso é com a Câmara!”. Neste caso, a medida é acertada face à estratégica inoperância.

Para já, queimam-se uns foguetes e dá-se música ao povo num originalíssimo festival.

Lá diz o slogan: não há festa como esta!

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com