Coimbra  12 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

José Belo

“Renovar para Reforçar”, pois claro

4 de Novembro 2019

PSD Coimbra

A eleição para presidente da Secção Política Concelhia (SPC) do PSD de Coimbra é sempre um momento de reflexão sobre os caminhos que temos percorrido, mas, sobretudo, o que se quer do PSD, em Coimbra, no futuro.

Estamos num mau momento político com uma notória falta de resposta ao peso sufocante do Partido Socialista, como resulta dos recentes resultados eleitorais no nosso concelho. Mas, como se diz lá pelo meu “Douro vinhateiro”, há bons e maus anos, boas e más colheitas. Ora, com a candidatura de Barbosa de Melo ao lugar de presidente da SPC passei a sentir muita esperança na próxima safra. Esperança essa que reside na confiança que me dá o facto de o Partido ter sabido, sempre, ultrapassar as dificuldades locais e nacionais com que, às vezes, se defronta. Esperança, também, que deposito em Barbosa de Melo e na sua equipa, por sentir que ele é capaz de motivar e aglutinar os militantes e simpatizantes do Partido, indo até para a além dos seus muros.

Eu conheço Barbosa de Melo. Com ele sabemos sempre com o que podemos contar. Lembro o exemplo raro, que deu, quando assumiu o lugar de líder da oposição na Câmara Municipal de Coimbra, honrando o contrato de responsabilidade que tinha celebrado com os eleitores na campanha eleitoral. Não apresentou desculpas, nenhumas desculpas para evitar dar a cara. Bem pelo contrário. Pegou no leme, assegurando, durante quatro anos, o combate político na defesa dos valores da social-democracia. Que exemplo, que dignidade, que ética. Ficamos todos a saber que com ele não há equívocos, porque com Barbosa de Melo sabe-se sempre com o que se pode contar. Deposito nele a grande esperança de se mudar a dinâmica actual da CPS, que nos últimos tempos não tem sido muito empolgante.

Barbosa de Melo é um homem prudente, nada voluntarista. Dá passos seguros e esclarecidos, porque conhece como poucos os dossiês. Também possui o dom natural de saber lidar com as “diferenças”. É um verdadeiro exemplo de responsabilidade e energia política e de combate por aquilo em que acredita. De nunca atirar a toalha ao chão. Acredito nele. Acredito no homem culto, sociável, determinado, com senso político aguçado por vários anos no terreno, capaz de ao conflito e à discórdia opor união e aglutinação.

Barbosa de Melo tem um nome que se confunde com o próprio PSD e ele tem sabido honrar esse legado. Possuidor de um rico lastro cultural e de uma brilhante inteligência, sempre foi forte na dedicação e entrega ao PSD e à causa do interesse público. Vai “a jogo” com a dimensão da sua estatura moral, que foi desenhada pela sua probidade, que é para mim uma marca registada da sua conduta cívica e política. Representa um exemplo, cada vez mais raro, a seguir no palco político. Nele, sempre o vi na recusa a qualquer malabarismo de que pudesse resultar a lesão do interesse público, sendo um verdadeiro estímulo na vida política, face aos cinzentismos de tantos dos seus actores.

Barbosa de Melo tem tudo o que eu gostava de ver na presidência da Comissão Política de Secção, de Coimbra. Que os tempos políticos, que aí vêm, nos deixem acreditar que Barbosa de Melo vai poder pôr toda a sua energia política criativa, o seu ideal de servir ao serviço de Coimbra, das suas gentes, do concelho e do PSD. Porque de facto é preciso “renovar para reforçar”.

(*) Ex-vereador do PSD na Câmara Municipal de Coimbra

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com