Coimbra  22 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Luís Santos

Os votos para 2019

28 de Dezembro 2018

O ano novo está aí à porta e são habituais os votos de saúde, paz e de prosperidade, querendo isto significar a concretização de ambições em 2019.

Serão mais 365 dias, 05 horas, 48 minutos e 48 segundos (aproximadamente) de trabalho e de canseiras, mas, o tempo de lazer ressalta logo quando se perspectiva o novo ano. Há logo quem faça conta à vida e descubra que 2019 vai permitir, à maioria dos portugueses, usufruir, em média, de 137 dias de descanso – 104 sábados e domingos, 14 feriados, mais dias de férias e “pontes”.

Entre a rotina do dia-a-dia e tentar sair dela, o próximo ano promete sem “animado”, politicamente, dado já estarem marcados três actos eleitorais: a 26 de Maio para o Parlamento Europeu; a 22 de Setembro o sufrágio regional na Madeira; a 06 de Outubro para a Assembleia da República.

Com a mediatização que a política alcançou vamos ser azucrinados por todos os partidos na conquista dos nossos votos, os quais tornam-se muito “importantes” e “apreciados” em épocas eleitorais. Depois….

Com a intuição que lhe é conhecida, o Presidente da República já veio alertar para os riscos de haver um clima eleitoral que se vai prolongar durante todo o ano. “Estamos a cinco meses das primeiras eleições e começou muito cedo a campanha eleitoral [para as europeias]. Que não se perca a coesão social, que é o mais importante, e, depois, que se separe o essencial do acessório”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Para o Chefe de Estado, “o que é essencial é a força da democracia, é haver condições para a estabilidade, é haver melhores condições económicas, sociais, culturais para os portugueses. Acessório é tudo aquilo que é apenas mera afirmação pessoal ou específica, sectorial”.

Quanto a nós, isto quer dizer, em linguagem popular: não façam clivagens desnecessárias, promessas vãs, guerras artificiais. Apresentem claro e sucintamente o que querem e deixem-nos em paz.

Na altura de irmos a votos saberemos o que fazer com eles…

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com