Coimbra  16 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

António Barreiros

O Prof. A. Almeida Santos: um Senhor

14 de Julho 2018

Parece que estou a vê-lo no dia em que foi coroada de êxito a acção de Agostinho Almeida Santos em prol da reprodução medicamente assistida.

Estava radiante. Feliz. Apresentou à comunicação social o seu feito profissional. Eu estava lá e registei para a posteridade. Foi para a RR.
Eram um homem franco. Um médico competente. Um docente universitário de sabedorias. Um cidadão impoluto. Um amigo leal e solidário.
Foi médico de minha mãe. Tratava-a com uma elevada simpatia e estima.

Era um Senhor… em todas as latitudes da vida. Sóbrio e digno, como o são todas as pessoas que não precisam de se agigantar para serem HOMENS de talento.
Era um ser humilde. Um médico de éticas.

Convidou-me, anos mais tarde, depois daquela sua proeza, talvez uns 14 anos volvidos, para ir a casa dele, na zona da Solum, jantar com o que, por arte e conhecimentos médicos, soube “dar à luz”.

Este Senhor da Medicina, a quem a Ginecologia muito fica a dever, pelo seu fervoroso empenho na actividade e na própria investigação, foi dos que me ficaram gravados nos caminhos que já cruzei na vida.

A sua educação era de um trato fino. Muito próximo e muito abnegado ao seu trabalho.

Fico com a recordação do seu timbre de voz, das suas pausadas palavras e do seu porte de homem, de cientista e de médico que nunca precisou de se fazer altivo para exercer a sua nobre profissão nem de se perfilar acima dos outros.
Católico convicto, Agostinho Almeida Santos deixa saudade.
Coimbra e Portugal devem-lhe muito na área do seu saber.

Ficamos – todos – nós, os amigos, os conhecidos e os doentes e, também, a Ginecologia e Portugal mais empobrecidos.
Quero manifestar à família as minhas condolências sentidas.

A Agostinho Almeida Santos faço votos para que se encontre com o ALTO num acolhimento fraterno e que merece, por tudo quanto deu na sua vida.

Obrigado pela sua amizade. Meu abraço!

António  Barreiros

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com