Coimbra  21 de Janeiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

André Mendes

O Ceará-Grande (Brasil) nas famílias de Coimbra (Portugal) – Parte I

4 de Dezembro 2020

Escrevo de um domingo 25 (Outubro 2020). Desde ontem, véspera do Cheshvan 7 Judaico, é dia para recuar as chuvas pelas orações. Acordei mais cedo, e pus-me a caminhar, desta colina de Santa Clara, quase ao lado do Cemitério, até a Baixa de Coimbra. Chovia e ventava durante trinta minutos, mas segui até o primeiro café e torradas, aos pés daquela pastelaria que v-a-g-a-r-o-s-a-m-e-n-t-e se abria feito o céu da manhã, aquela então mais próxima da encruzilhada, entre as ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, a escadaria de Santiago e a rua Corpo de Deus. O pretexto do percurso foi descer até a Sé Velha, início de um “Passeio Histórico Guiado”, ministrado por Pedro Peixoto, com o título “Herança Judaica de Coimbra” e organização local da agência “Portugal Green Travel”. Sentei para o recuperar o fôlego, enquanto meus olhos detinham-se nos edifícios comerciais, imediatamente situados à minha frente.

1. Isabel Lopes (nascida 1430, Coimbra), esposa do Moshê ben Avraham Boino/Bueno, rabino e médico (físico), filho, por sua vez, de (ben) Avraham Boino, médico do Porto. “Carta de físico, datada em Évora a 24 de Julho de 1482, passada a ´mestre Moussem Boino, filho de mestre Abrahão, morador no Porto´. (Atestam os documentos exarados pela Chancelaria de D.João II). O rabbi Moises filho de Abrahão Boino não aceitou a conversão forçada em 1497 e foi assassinado.

2. Ana Mendes, filha daquela Isabel e do físico Moises Boino. Casou-se com Henrique da Mendanha.

3. Isabel Fernandes, nascida 1497, também irmã de Leonor Mendes (moradora de Arco de Jorge Vaz, uma judia aprisionada para julgamento em Coimbra). Filhas de Ana Mendes. Isabel casou-se com Tristão Ribeiro.

4. Leonor Ribeiro, nascida 1525, judia aprisionada em Coimbra. Casou-se com Diogo Fernandes.

5. Clara Ribeira, nascida 1560. Casou-se com Pedro Guterres.

6. Izabel Guterres da Silva, nascida 1592. Casou-se com Pedro Alvares Uzel.

7. Maria de Ataíde, nascida 1620. Casada com Antonio Baião de Castro (Identidade na plataforma do FS Family Search: LTN6-73L).

8. Pedro Lomelino de Castro, nascido 1640. Identidade FS: 99YG-J25.

9. Antônio Baião de Castro [neto], nascido 1677. Identidade FS: L419-13T.

10. Francisco Moniz de Meneses (Identidade FS: L4ST-KWW). Casado com Marianna Furtado de Vasconcelos, nascida 1702.

11. Mariana de Meneses e Vasconcelos, nascida 1733. (Identidade FS: G3R6-DCK). Casada com Antônio José Pinto Lemos.

12. José Furtado de Mendonça, nascido 1760. Identidade FS: LRBQ-SCS.

13. Antônio Furtado de Mendonça e Menezes (Identidade FS: LK9K-ZZW).Nasceu 1785, Funchal, Ilha da Madeira (PORTUGAL). Faleceu 1866, Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte (BRASIL).

14. Antônio Furtado de Mendonça e Menezes [filho] (Identidade FS: KGC3-D3Q). Nasceu 1853, Jaguaretama, Ceará (BRASIL). Faleceu 1917, Baturité, Ceará (BRASIL).

Desta forma, Antônio Furtado, então residente na Serra do Baturité (Ceará), liga-se à Leonor Ribeiro por sua ascendência (9.ª Avó), exatamente aquela judia e descendência perseguida, desde o Tribunal da Inquisição, em Coimbra.

Ademais, a esposa de Antônio Furtado [filho], por nome “Maria Ursulina Bezerra” (nascida 1839, em Jaguaretama, Ceará), também descende de:

– “Rosa Maria Maciel Vargas” por sua 6.ª. Avó (Rosa é uma das filhas, por sua vez, do sefardita/cripto-judeu Luciano Cardoso de Vargas e Rosa Maria Maciel de Carvalho, na vila de São Bernardo de Russas/hoje Russas, Ceará).

– Ademais, “Caetana Maria Maciel”, outra filha do mesmo judeu Luciano Cardoso de Vargas e Rosa Maria, é a 6.ª Avó da minha avó materna, Maria Antonieta Cassiano de Holanda (a partir da sua avó paterna, Maria de Jesus Correia Lima, de Russas, Ceará).

– Outrossim, “Ana Maria Conceição Maciel”, outra filha do mesmo judeu Luciano Cardoso Vargas e Rosa Maria, é a 7.ª Avó da minha avó paterna, Ignez Mendes, nascida em Russas, Ceará.

(*) Doutorando no Colégio das Artes, sobre a Inquisição de pessoas em Coimbra oriundas do Ceará-Brasil