Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Nuno Moita

Mensagem do presidente da Câmara Municipal de Condeixa a todos os munícipes

3 de Abril 2020

* Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

 

Caro munícipe,

A renovação do Estado de Emergência decretado no nosso país deve encorajar-nos a manter e até reforçar os nossos comportamentos preventivos no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19).

Não posso deixar de assinalar e agradecer a forma responsável como os condeixenses têm respondido às orientações e restrições emanadas pelas autoridades mas, insisto, é fundamental que o esforço de todos não esmoreça perante a ameaça a que ainda estamos expostos.

Quero assegurar-vos que a Câmara Municipal de Condeixa tem acompanhado de perto, em articulação com as autoridades de Saúde e os agentes de Protecção Civil, cada um dos casos positivos de covid-19 registados no nosso concelho, essencialmente profissionais ligados à área da Saúde e aos cuidados geriátricos, que se encontram a recuperar em rigoroso isolamento.

Desde o início da crise disponibilizámos o nosso apoio a todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do município para garantir capacidade de resposta na prestação dos cuidados à população mais vulnerável, que são os nossos idosos, bem como a segurança necessária dos seus colaboradores, distribuindo equipamentos de protecção individual.

Por outro lado, tem sido desenvolvido um trabalho árduo para manter a operacionalidade da Câmara Municipal, nomeadamente dos seus serviços básicos como o de abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos.

Este é um tempo excepcional que requer medidas excepcionais e a Câmara Municipal está no terreno, com as juntas de Freguesia, para assegurar a segurança dos nossos munícipes, cumprindo as recomendações da Direcção Geral de Saúde. Criámos uma equipa para distribuição de alimentos e medicamentos, fornecemos alimentação aos alunos do Escalão A do 1.º Ciclo e Jardins-de-Infância para que o encerramento das escolas não fosse motivo para o abandono dos que mais necessitam, iremos agora alargar esta ação aos alunos do 2.º e 3.º ciclos.

A nossa actuação tem sido pautada por acções preventivas proporcionais aos desafios que a pandemia nos tem colocado, preparando-nos para o pior, trabalhando para que tudo corra pelo melhor.

Estamos seguros que, com a colaboração de todos, vamos ultrapassar esta crise.

Até lá, mantenha-se em segurança. Fique em casa. Por si e pelos seus.