Coimbra  28 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Carlos Costa Almeida

Maternidade, maternidade e parcialidade

19 de Novembro 2020

Neste assunto, que se arrasta em Coimbra há anos, acompanhando a tentativa de desmantelamento de um dos seus dois Hospitais Centrais, é perfeitamente parcial quem quer por força encafuar uma Maternidade onde decididamente não cabe! E onde por isso não tem permissão camarária para ser construída. E que pode ser contruída junto ao outro Hospital Geral Central, que é, aliás, o Hospital que desde sempre deu apoio total à Maternidade Bissaya Barreto. A todas as grávidas e a todas as crianças que lá nasceram. E nenhuma precisou alguma vez de ir para o HUC.

E é parcial quem não quer ver que a proximidade dum Hospital Pediátrico está garantida nas duas localizações sugeridas: uma a 8 km de distância (10 minutos de ambulância), outra com uma via rápida pelo meio que obriga a que os doentes também tenham de ser transportados de ambulância. E o Hospital Pediátrico (do CHC, aliás, porque o HUC não tem Pediatria há 47 anos!) deu sempre apoio às duas existentes. Com que problemas?

Finalmente, face a esta ausência total de razões para que a Maternidade não seja construída de raiz junto ao Hospital dos Covões, e do Instituto Nacional de Sangue, num polo de saúde saudável, sossegado, com bons acessos e estacionamento, autorizada pela Câmara Municipal, e o seja no meio da cidade, com acesso rodoviário frequentemente problemático, e sem estacionamento, proibida pela Câmara Municipal, num local que não permite uma Maternidade mas apenas um Serviço de Obstetrícia num Hospital que foi planeado e construído sem ele, completamente superlotado e por isso cheio de infecções hospitalares, é parcial quem insista nesta segunda hipótese.

Quem pense assim só vê os seus interesses pessoais, ou de grupo, sejam eles quais forem, e coloca-os manifestamente à frente do que é desejável e possível fazer-se em Saúde nesta cidade.

(*) Médico cirurgião e professor universitário