Coimbra  11 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Pedro Miguel Rodrigues Costa

Final da tracção a vapor no ramal da Lousã em 1958

12 de Novembro 2019

000 Comboios

No site EBAY está a venda uma interessante fotografia das locomotivas a vapor que circulavam no ramal da Lousã, conforme podemos observar em vários testemunhos fotográficos da época em Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã.

Há sessenta e um anos, abandonados num canto da estação ferroviária de Alfarelos, estavam já fora de serviço e destinadas a sucata as locomotivas a vapor que circulavam regularmente no ramal da Lousã. Substituídas por automotoras e locomotivas diesel, foi assim o final da tração a vapor no ramal da Lousã.

Paradoxalmente, mais de sessenta anos depois, e em contraciclo com o que se passa por esse mundo fora, é o serviço ferroviário que infelizmente vai ser substituído por um serviço rodoviário, de nome “metrobus”, que não é mais que um autocarro a circular (mais devagar… e com menos condições de segurança!) por onde antes circulava o comboio!

Infelizmente Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã pretendem esquecer o serviço ferroviário que desde 1864 e 1906 serviam estes concelhos. Lamento profundamente.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com