Coimbra  14 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jaime Ramos

Felicitar o Porto e as suas forças vivas!

12 de Fevereiro 2017

Portugal deve, de forma unânime, dar os parabéns aos cidadãos da Invicta cidade do Porto por, pela terceira vez, ter sido eleita como o melhor destino turístico europeu.

Portugal deve apostar no turismo. Este galardão é bom para todo o país. Não invejo o Porto mas lamento que em Coimbra, com imenso potencial, não haja uma liderança capaz de colocar a cidade também a competir por prémios internacionais.

Temos a Universidade, somos Património Unesco, possuímos museus, parques temáticos como o Portugal dos Pequenitos e uma região – com o Mondego, as praias e as serras, da Lousã á Estrela – cheia de belezas naturais. Somos a cidade onde os primeiros Reis de Portugal estão sepultados.

Pessoalmente criei o Parque Biológico da Serra da Lousã, o Ecomuseu Espaço da Mente e em 2017 vamos dar visibilidade ao templo Ecuménico Universalista, o primeiro no mundo.

Não nos faltam pontos turísticos: falta-nos liderança com visão, ambição e capacidade de cooperação que viabilize trabalho em equipa.

Conheço bem o Dr. Pedro Machado, líder da Região de Turismo, e o seu trabalho no sector mas, neste caso concreto, tem de ter não só o apoio, como o estímulo das autarquias, a começar por Coimbra.

Coimbra que se deve assumir como motor do desenvolvimento regional e não como travão.
È evidente que temos de apostar noutras áreas de economia: não basta sermos bons na gastronomia, na boa cama e boa mesa, com muita simpatia e dedicação dos profissionais do sector.

A agricultura, floresta , industria tradicional e todas as modernas áreas de inovação e novas tecnologias , devem ser potenciadas bem como o turismo.

Precisamos de criar riqueza, melhorar a balança externa e criar emprego para gerações com boas habilitações académicas e para quem tem currículos de menor valia.

Não podemos continuar comodamente instalados a perder oportunidades…

(*) Médico