Coimbra  12 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Fátima Heitor, Alice Carvalho e Manuel João Brito

Falecimento do Dr. Rui Batista

25 de Outubro 2019

*Médicos do Serviço de Oncologia Pediátrica

O Dr. Rui Batista, Pediatra e Oncologista Pediatra, teve papel de relevo na Pediatria e na Oncologia Pediátrica da região Centro do país.

Pediatra Hospitalar desde os anos 70, foi responsável ainda nos antigos Hospitais da Universidade por arranjar um espaço para as crianças. Esteve na inauguração do antigo Hospital Pediátrico em 01 de Junho de 1974.

Iniciou na década de 80 as bases para o tratamento das crianças com cancro na região Centro do país. Em 1983 foi formalizada a Unidade de Hematologia e Oncologia do Hospital pediátrico. Durante os anos 90 constituiu-se a equipa de médicos de Oncologia Pediátrica e a escala de prevenção que garantia o atendimento 24/24 horas às crianças com cancro no Hospital Pediátrico.

Foi o fundador do Serviço de Oncologia Pediátrica, formalizado em 2011.

De destacar ainda a colaboração que deu ao início dos trabalhos em tele-medicina conjuntamente com o Dr. Eduardo Castela, permitindo que o Hospital Pediátrico de Coimbra tivesse na década de 90 uma posição pioneira no país.

Foi um dos membros fundadores da ACREDITAR na região Centro do país e um dos responsáveis pelo início do voluntariado no Hospital Pediátrico – Voluntários por um Sorriso.

Clínico de relevo veio a ser chamado ainda para funções de Direcção do Hospital Pediátrico entre 2006 e 2010.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com