Presidente da CPS do PSD de Miranda do Corvo
A pandemia da covid-19 está a afectar fortemente todo o mundo.
O nosso país não é excepção e o concelho de Miranda do Corvo está a ser, também, muito afectado por este vírus.
Os agentes de saúde pública, nomeadamente os delegados de saúde, são elos fundamentais no esforço conjunto de combate a esta doença. Actualmente, o concelho de Miranda do Corvo não tem representante da autoridade de saúde, ou seja, não tem delegado de saúde.
Consideramos que uma eficaz comunicação e um acompanhamento próximo dos doentes são essenciais para manter a população informada e consciente dos riscos.
Infelizmente, em Miranda do Corvo, a progressão da pandemia não está a ser devidamente acompanhada, fruto da passagem à reforma do delegado de saúde.
Não cremos que este importante facto tenha sido uma surpresa para a hierarquia da autoridade de saúde.
Parece-nos evidente que a substituição do delegado de saúde não foi devidamente acautelada, com grande prejuízo para a população.
Sabemos, por exemplo, da existência de casos positivos que não foram contactados após vários dias de isolamento.
Saudamos a dedicação e disponibilidade dos delegados de saúde dos concelhos vizinhos que se têm ocupado do nosso concelho mas, é mais do que evidente a urgência na nomeação de um delegado de saúde para Miranda do Corvo.
É também evidente a necessidade de investimento em recursos humanos no centro de saúde para que possa dar uma resposta eficaz à população.
Assim, solicitamos que, de forma célere, mande desenvolver os procedimentos para que a muito curto prazo seja nomeado delegado de saúde no nosso concelho e sejam supridas as faltas de recursos humanos no centro de saúde e extensão de saúde de Semide.