Em “Dia Mundial da Filosofia”, que se assinala hoje, o filósofo José Gil recomendou, através da Rádio Renascença, que a data seja aproveitada para arejar as cabeças.
Trata-se de uma excelente recomendação, tendo presente que os novos administradores da Caixa Geral de Depósitos (banco pertencente ao Estado) continuam a infringir lei ao não entregarem ao Tribunal Constitucional declaração de património. Acresce a preocupante frequência com que são condenados em Portugal indivíduos acusados de infligir abuso sexual a crianças.
O “Dia Mundial da Filosofia”, instituído, em 2002, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), é assinalado anualmente na terceira quinta-feira de Novembro. O objectivo é enaltecer a importância da Filosofia na vida em sociedade.
Um grupo de cidadãos e a Associação Nacional de Professores de Português entregam, hoje, no Supremo Tribunal Administrativo, uma acção para impugnar uma resolução tomada em reunião do Conselho de Ministros (presidida por José Sócrates), consistindo a medida em obrigar as escolas a aplicar o Acordo Ortográfico de 1990.
É estimulante que ocorra no “Dia da Filosofia” uma iniciativa tão sensata e de tamanho bom gosto.