Coimbra  31 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jaime Ramos

Covid-19 viver com o nosso vizinho, sem medos

5 de Março 2020

Parece que o Covid-19 já passeia e se reproduz por grande parte do Mundo.
Felizmente não parece atingir crianças de forma significativa, preferindo adultos, e só perigoso para idosos ou pessoas com outras doenças, à semelhança da gripe.
No futuro provavelmente teremos nos invernos de conviver com as constipações , com as gripes sazonais e com este Covid-19.
Em Portugal morrem centenas de pessoas com gripe todos os anos. Milhares com outras doenças respiratórias, pneumonias… Na sua maioria são idosos. Alguns Geriatras chamam a esta causa de morte a “madrinha “ dos idosos porque acaba muita vezes com uma vida que já tem mais de sofrimento do que de prazer.
O Covid -19 só existe como entidade porque a evolução das técnicas de diagnóstico permite agora identificar os novos vírus. Há umas décadas atrás teria sido só mais uma gripe sazonal, possivelmente com algum aumento de mortalidade.
Aconselho visita ao Espaço da Mente, Ecomuseu do Parque Biológico da Serra da Lousa. Aprenderá a reflectir sobre este assunto, os medos da morte e as novas doenças de um “mal” que se renova .
Aproveite para ser feliz, sem medo da vida nem da morte.

(*) Médico e presidente da Fundação ADFP