Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

António Carlos Albuquerque

Coimbra the right place to invest: Startup Capital Summit 2024

24 de Maio 2024

No passado dia 10 de Maio decorreu em Coimbra, no Convento de São Francisco, a 3.ª Edição do Startup Capital Summit. Um evento da Universidade de Coimbra em coorganização com o Município de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes. Todas as palavras não chegam para caracterizar este evento, tal foi a energia positiva, o ambiente organizado de negócios, a alegria dos mais de 1.100 participantes e todos os parceiros, que nos pareceu que todos os objectivos que construímos foram atingidos e a maior parte deles, claramente superados.

Em 2022, estive na Edição 2, na qualidade de participante enquanto Director de Desenvolvimento Económico e Social da CM de Cantanhede e tinha ficado com uma óptima sensação do evento, precisamente pela energia com que decorreu e pelo ambiente muito positivo que se respirava. Fiquei com a convicção de que se tudo acontecesse normalmente, este evento iria fazer parte das minhas rotinas, enquanto entusiasta de ambientes afirmativos e preocupados com todos os participantes, independentemente da condição que apresentes na inscrição. Estava certo.

Nesta edição, coube-me ser um dos representantes do Município de Coimbra na organização, tendo participado na esmagadora maioria das 25 reuniões de preparação e planeamento do evento. Resta-nos a 26.ª reunião de avaliação do evento e ponto de partida para a 4.ª Edição, em 2026. Estou absolutamente convicto que será um novo sucesso, marcado pelo tempo que irá decorrer e as suas vicissitudes, o ambiente académico e económico de Coimbra, do país e do mundo, mas sobretudo será uma nova e maturada afirmação, de uma organização ímpar, por entidades que se respeitam e gostam de trabalhar em objectivos comuns. Foi assim em 2024 e será assim no futuro.

Quem esteve por dentro do evento pode testemunhar, sem tibiezas, que quando estamos de boa-fé somos profissionais, pensamos sempre no colectivo em detrimento de protagonismos pessoais, afirmamos as nossas organizações sem criar qualquer atrito com as instituições parceiras e contribuímos activamente para o objectivo comum, estamos todos mais perto de atingir o patamar de excelência que este evento almejou. Estamos todos de parabéns! A organização e os seus mais distintos representantes: o Magnifico Reitor, o Senhor Presidente da Câmara Municipal e o Senhor Presidente do IPN, palestrantes, convidados, patrocinadores, Investidores, Empresários, Investigadores, Empreendedores, Fundos de Investimento, Estudantes, enfim, TODOS os que directamente e indirectamente fizeram acontecer.

Mais de 1.100 inscrições, para um só dia, torna este evento numa referência deste tipo de organização, mas também uma um belo exemplo nacional e internacional do que deve ser o foco de quem trabalha em desenvolvimento económico integrado e integrador, na perspectiva da academia e da economia.

ALEXANDRA LAWSON, AJAY BATHIA, JATYR RANZOLIN

Tivemos oradores portugueses e estrangeiros de enorme qualidade, mas permitam-me uma referência especial a três deles: obrigado Alexandra Lawson, Ajay Bathia, e Jatyr Ranzolin, que vieram do outro lado do Atlântico, no caso do norte-americano, bem perto do Pacífico, mais propriamente de São Francisco da Califórnia, em pleno Silicon Valey, de forma absolutamente graciosa e sem qualquer custo para a organização, transmitir a sua perspectiva sobre este mundo incrível dos negócios, das starup’s, dos investimentos e uma visão muito lúcida do que interessa a quem quer investir e a quem procura investidores. Aceitaram por sentirem que este evento tinha aura das grandes organizações e pela convicção de que estamos certos, quando investimos nas pessoas, nas empresas, na academia, nas incubadoras e aceleradoras e com o Município a interpretar bem os sinais do ecossistema. Eles estavam felizes e nós muito contentes com eles. Valeu!

Juntos somos muito mais fortes e todo o ecossistema de Coimbra e da Região Centro beneficia com esta afirmação inequívoca do tecido empresarial e com as oportunidades de negócio geradas. Encontramo-nos em 2026, mais fortes e ainda mais coesos. Contamos com todos!

(*) Doutorando e investigador