Coimbra  20 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Rui Avelar

CMC/reestruturação: Apoio ao investidor requer outra filosofia

13 de Maio 2019

A reestruturação em curso na Câmara de Coimbra põe o Gabinete de Apoio ao Investidor sob a alçada do Departamento Financeiro, sendo sintomática em matéria de concepção da actividade empresarial.
Pôr o intermitente GAI na dependência do DF, medida que espelha a falta de sensibilidade da vereadora Regina Bento (eleita pelo PS) acerca das especificidades do tecido económico assente na iniciativa privada, corresponde tão-só à ideia de que basta «despejar dinheiro» sobre os problemas.
Estranho é que a proposta da vereadora siga para reunião da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) sem ter sido sujeita a emenda por parte de Manuel Machado, que alia a vetustez autárquica à formação de economista.
A criação de um denominado Centro de Inteligência, que nada tem a ver com massa cinzenta, é outro dos actos falhados da reestruturação orgânica em curso na praça de 08 de Maio.
Afigura-se-me correcta a medida que consiste em a Divisão de Educação e a de Desporto e Juventude darem lugar a uma unidade orgânica nuclear (Departamento de Educação, Desporto e Juventude), pois, hoje em dia, a primeira depende do Departamento de Desenvolvimento Social e Ambiente (DDSA) e a segunda do de Cultura, Turismo e Desporto.
A área da protecção social, que coexistia com a educativa, autonomiza-se através da Divisão de Intervenção e Acção Social. Trata-se de outra iniciativa correcta. Mas não posso dizer o mesmo do enfraquecimento da articulação entre a Divisão de Habitação Social (DDSA) e a Divisão de Promoção da Habitabilidade, que transita para o novo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais.
Ao abrigo da futura descentralização de competências da Administração Central para a praça de 08 de Maio, a Saúde conquista dignidade de divisão camarária, sendo do foro desta unidade orgânica as questões ambientais.

Organograma CMC

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com