Coimbra  20 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jaime Ramos

Canábis medicinal: riscos e benefícios

20 de Abril 2018

“Canábis medicinal: riscos e benefícios” – este vai ser o título do debate na Ordem dos Médicos em Lisboa e para o qual recebi um convite.

Respondi:

«Meus Caros Colegas.

Considero que os medicamentos devem ser disponibilizados seguindo as regras legais e aprovados pelo INFARMED, com base em ensaios clínicos, seguindo as melhores regras internacionais.

Pessoalmente é-me indiferente se são extraídos do lírio, dedaleira, papoila, marijuana… ou obtidos por outra via química/farmacêutica.

Independentemente do uso terapêutico de placebos, considero que a Ordem dos Médicos se deve manter fiel a princípios científicos, sem se deixar envolver em mezinhas populares ou políticas.

Não pode ser a crendice ou a ideologia a aprovar medicamentos sem ensaios clínicos que comprovem benefícios e quantifiquem riscos secundários.

Quando a Ordem decide escancarar a porta a princípios não científicos será legitimamente obrigada a promover debates sobre quiromancia, astrologia, bruxaria e outras práticas afins.

Será possível pensar, no séc XXI, que um medicamento ou uma terapêutica possa ser aprovada com base em opiniões ideológicas, sem estar baseada em ensaios clínicos e princípios científicos que comprovem os benefícios e informem sobre os riscos associados?».

(*) Médico

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com