Coimbra  29 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

DECO - Isa Tudela

Burlas com chamadas internacionais

9 de Maio 2020

Se receber um toque de um número internacional desconhecido, não atenda nem devolva a chamada, trata-se de uma burla telefónica.

A DECO tem tido conhecimento de situações de consumidores que receberam chamadas de um número com indicativo internacional e que ao devolverem a chamada, ou apenas ao responder com um toque, perderam o saldo do telemóvel ou receberam mais tarde facturas de valores avultados.

Esta situação trata-se, portanto, de uma burla telefónica, pelo que deverá ter alguns cuidados adicionais. Poderá contactar a sua operadora para pedir informações adicionais e para se salvaguardar caso seja confrontado com facturas de valores muito avultados.

Para os consumidores que têm familiares fora do país ou que aguardam contactos de empresas estrangeiras poderá ser problemático não atender chamadas de números estrangeiros.

Nesse sentido a DECO aconselha a canalizar estes contactos para outros canais, como o e-mail ou as apps de mensagens, como o Whatsapp, Facebook Messenger, entre outras.

No caso do correio electrónico, se não quiser dar o endereço pessoal a desconhecidos, pode criar uma segunda conta.

Com as apps de mensagens, pode enviar uma mensagem para o número em causa a perguntar quem é e qual o assunto. É ainda uma forma de contactar amigos e familiares que estejam fora do país e confirmar se fizeram algum contacto.

A DECO alerta, no entanto, que o e-mail e as apps de mensagens não estão isentos de riscos, são uma forma de fugir às burlas telefónicas relacionadas com chamadas internacionais, mas podem ser alvo de ‘phishing’.

Para mais informações consulte www.deco.proteste.pt.

Conte com o apoio da DECO Centro através do número de telefone 239 841 004, do endereço electrónico deco.centro@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype.