Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Luís Santos

Ângulo Inverso: Os eventos e a realidade

13 de Junho 2019

Portugal bandeira

 

Portugal ganhou, pela terceira vez, o prémio de melhor destino turístico europeu, e Lisboa, Porto e a região Centro têm estado em destaque nesta área de actividade.

O país recebe vários eventos mundiais, como a Web Summit, expoente máximo das empresas tecnológicas, enquanto a “geringonça” é vista como uma solução com aplicabilidade na União Europeia.

A nível do futebol a nossa selecção é campeã europeia e, agora, conquistou a primeira Taça das Nações, para além do país ter para apresentar outros feitos a nível desportivo.

Veio o 10 de Junho e o Presidente da República advertiu que “não podemos nem devemos omitir, ou apagar, os nossos fracassos colectivos, os nossos erros antigos ou novos”. “Não podemos nem devemos esquecer ou minimizar insatisfações, cansaços, indignações, impaciências, corrupções, falências da Justiça, exigências constantes de maior seriedade ou ética na vida pública”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

A “cereja no topo do bolo” foi a intervenção do presidente da comissão organizadora das celebrações do Dia de Portugal, em Portalegre, com João Miguel Tavares a traçar o retrato de um país sem “um objectivo claro”, que “sofre de amnésia” e onde “o sonho se vai desvanecendo”.

“Aquilo que se pede aos políticos, de esquerda ou direita, é que nos dêem qualquer coisa em que acreditar“, exaltou, apresentando-se como personificando o exemplo de alguém nascido no Interior, que sai da cidade para ingressar na Faculdade e não mais regressa.

Para João Miguel Tavares, “descobrimos um país amnésico, cheio de gente que não sabe de nada, que não viu nada, que não ouviu nada. Percebemos que a corrupção é um problema real, grave, disseminado, que a Justiça é lenta a responder-lhe e que a classe política não se tem empenhado o suficiente a enfrentá-la”.

Como muito bem conclui, “os portugueses precisam de sentir que servem de alguma coisa além de pagar impostos”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com