Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Luís Santos

Ângulo Inverso: Criar proximidades e não o isolamento

13 de Setembro 2019

Suicídio Setembro Amarelo

A informação, credível, da Organização Mundial de Saúde (OMS) causa um calafrio: Uma pessoa suicida-se no mundo a cada 40 segundos, com o suicídio a ser responsável por cerca de 800 000 mortes a cada ano, mais do que o cancro da mama, a malária, a guerra, ou os homicídios.

Como é assinado, este é um importante problema de saúde pública global, que afecta todas as idades, sexos e regiões do mundo. E, fica-se a saber, que na faixa etária entre os 15 e os 29 anos, o suicídio surge como a segunda causa que mais mata, depois dos acidentes rodoviários.

Quando analisada a faixa de jovens até aos 19 anos, o suicídio passa a surgir em terceiro lugar nas causas de morte, após os acidentes de viação e apenas ligeiramente abaixo das mortes causadas por violência interpessoal.

Em todas as idades, o suicídio apresenta uma taxa maior nos homens do que nas mulheres, com uma média nos homens 1,8 vezes maior do que no sexo feminino.

Portugal surge com uma taxa estimada de mortalidade de 14 por 100 000 habitantes, mas estes dados não são coincidentes com os números oficiais já divulgados pela Direcção-Geral da Saúde, com base nas tabelas oficiais do Instituto Nacional de Estatística, que indicam uma taxa significativamente mais baixa, de 9,5 por 100 000.

A questão, aqui, é que os suicídios são consideradas mortes evitáveis. Podemos ajudar a detectar situações e ajudar, mas sabemos que o acto depende da vontade própria. Ainda por cima, nesta era da comunicação digital, há quem se sinta isolado. Falta o diálogo cara a cara.

E como devemos informar? Esconder, ou revelar? A fórmula mais comum tem sido a de que pôs termo à vida. A OMS aconselha “noticiar o suicídio de uma forma apropriada, cuidadosa e potencialmente útil”, pois “poderá prevenir trágicas perdas de vida”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com