Coimbra  20 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ana Mendes

Almalaguês e os transportes escolares em Coimbra

23 de Julho 2021

Como leitora do vosso jornal, tomei conhecimento da notícia relacionada com o investimento por parte da CM de Coimbra nos transportes escolares.

É um grande investimento e beneficia muitos alunos, mas também deixa alguns de fora, completamente isolados e sem autonomia, sem igualdade no acesso à educação…

Resido na freguesia de Almalaguês na localidade da Portela do Casal Novo, e nesta localidade assim como nas contiguas, Abelheira, Braçais e Casal Novo, nunca passou nenhum transporte público. Estamos a 7 km de Coimbra e para alunos ou outras pessoas que necessitem de se deslocar num transporte público, têm que percorrer 2,5 km a 3 km a pé, em estradas muito perigosas, sem iluminação nem passeios e com as mochilas pesadissimas às costas, é uma viagem de 30 minutos a pé. Chegando à paragem que fica em Almalaguês, temos um autocarro velho, com mais de 20 anos, com avarias constantes, apinhado de gente, onde dificilmente se consegue um lugar sentado, sem as mínimas condições de segurança. Estamos numa zona rural muito acidentada e não na cidade, é necessário um autocarro com lugares sentados.

Já solicitamos muitas vezes transporte para estas localidades, junto da CMC dos SMTUC da Junta de Freguesia e sempre nos recusaram, apesar de em época de eleições nos ser prometido…

Esta é uma realidade que também gostaríamos de ler no vosso jornal. A dificuldade que as pessoas destas localidades têm em se deslocar, para ir à escola, ao local de trabalho, para uma consulta, exame, ou simplesmente ir às compras.

Almalaguês