Coimbra  7 de Outubro de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

João Pinho

A beleza das coisas simples nos 918 anos da Freguesia de São Martinho do Bispo

5 de Agosto 2022

Jorge Veloso prestou homenagem a Carlos Cidade, com a presença da família do autarca falecido

 

No passado final de tarde do dia 27 de Julho, a Freguesia de S. Martinho do Bispo, uma das mais pujantes do Município de Coimbra, comemorou 918 anos de existência – tendo Jorge Veloso, presidente da Junta, na sua alocução inaugural, assinalado a relevância da História da comunidade, patente na monografia que editámos em 2021.

A evocação do Dia da Freguesia, feita no largo em frente à sede da Junta, contou com a presença de muita população, que apesar do intenso calor, marcou presença na sessão solene.

O momento mais alto das comemorações foi, porém, a homenagem a título póstumo a Carlos Cidade, pelas suas qualidades de autarca, desportista e amigo do poder local, cabendo as palavras de elogio ao deputado do Partido Socialista José Estevão Martins, que salientou de forma brilhante o impacto da ausência perene do antigo líder concelhio: «grande parte dos seus amigos e da própria Coimbra não assimilou ainda a sua partida».

Maria Elisa Pratas Rodrigues e Jorge Veloso, ofertaram, em nome dos órgãos autárquicos, uma salva de prata à esposa do extinto político Ana Gomes, e aos filhos, Andreia e Francisco. Um momento extremamente emotivo, de tal forma que o discurso iniciado pela viúva, foi continuado, a custo, pela filha, a partir de um início simples, mas belo: «Carlos Cidade era um homem bom…».

A sessão solene encerrou com meia dúzia de interpretações da Canção de Coimbra, pelo grupo “Maio”, onde pontifica a voz forte, cristalina e ímpar, de Francisco, filho de Carlos Cidade – também ele cada vez mais um valor seguro da nossa cultura musical.

As comemorações continuaram até sol-posto, com um lanche no espaço ajardinado, oferecido pela Junta, momento de convívio e reencontro de muitas pessoas que se preocupam com o presente e futuro do poder local, da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e das comunidades e instituições que a constituem.

(*) Historiador e investigador