Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Zona Industrial da Louriceira atrai investimento para Penela

15 de Agosto 2021 Jornal Campeão: Zona Industrial da Louriceira atrai investimento para Penela

O Município de Penela inaugurou ontem, 14 de Agosto, a Zona Industrial da Louriceira, um investimento público estruturante para o concelho com o objectivo de fomentar a atracção de investimento empresarial, apostar no desenvolvimento sustentável e valorizar a inovação e o empreendedorismo no território.

A inauguração da Zona Industrial da Louriceira ficou a cargo do Núcleo Empresarial de Penela, em representação de todos os empresários do concelho e do Presidente da Câmara Municipal de Penela, Luís Matias. Para o edil de Penela, “este é um exemplo de uma boa aplicação de fundos comunitários ao serviço do desenvolvimento dos territórios de baixa densidade”.

Situada na freguesia da Cumeeira, as obras da zona industrial pretendem dar todas as condições necessárias para atrair e fixar novas empresas, aumentando a competitividade e a atractividade do concelho.

O investimento na Zona Industrial da Louriceira corresponde a um aumento da área disponível para novos lotes na ordem dos 98.410 m2. Dos três lotes previamente existentes, serão disponibilizados mais 22 lotes, estando, neste momento, todos atribuídos para a instalação de novas empresas. A procura revelou-se superior à oferta, havendo ainda cerca de quatro empresas com interesse em se fixarem no concelho.

O projecto correspondeu a um investimento inicial aprovado de 1.597.576,86€, comparticipado através do FEDER em 1.330.658,11€ com uma taxa de comparticipação de 85% e assegurado pelo Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020 no eixo prioritário COMPETIR (Competitividade e Internacionalização da Economia Regional).

As obras da Zona Industrial da Louriceira incluem a construção de passeios, áreas de estacionamento, infraestruturas eléctricas e telecomunicações, rede de abastecimento de água e drenagem de águas residuais e pluviais, arranjo paisagístico das rotundas e do espaço verde à entrada do loteamento e a criação de duas ilhas ecológicas.

O desenvolvimento económico para a melhoria da qualidade de vida, o incentivo ao investimento empresarial no concelho para atrair potenciais investidores e a criação de novos postos de trabalho assentes na qualificação, inovação e empreendedorismo são factores que estão alinhados com a estratégia de desenvolvimento do Município.