Coimbra  30 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Webinar da Turismo do Centro conta com a ministra Ana Abrunhosa e Ribau Esteves

18 de Maio 2020 Jornal Campeão: Webinar da Turismo do Centro conta com a ministra Ana Abrunhosa e Ribau Esteves

O próximo webinar temático da Turismo Centro de Portugal, que terá lugar amanhã (19), com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; do presidente da Câmara Municipal de Aveiro e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, José Ribau Esteves; e Carlos Moedas, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian (a confirmar).

O evento em videoconferência, integrado no ciclo “Vê Portugal ON”, tem como tema “Coesão Territorial e Crescimento” e é já a oitava sessão virtual.

Esta videoconferência – ou webinar – está marcada para as 11h00, pretende “à luz da crise económica e social que deriva da pandemia da covid-19, reflectir sobre questões como a ‘Coesão Territorial e o Crescimento’, ‘Smart Cities’ e ‘Baixa Densidade e Economia de Competências’”, revela a Turismo do Centro.

As inscrições para este e outros webinars são gratuitas e podem ser feitas no website do Turismo Centro de Portugal, em www.turismodocentro.pt. Para esta videoconferência, em concreto, pode inscrever-se antecipadamente em https://bit.ly/2SZYoZn.

Além desta, já estão agendadas mais sessões das videoconferências “Vê Portugal ON”.

Dia 26 (terça-feira), também às 11h00, terá lugar a sessão “PROVERE Centro de Portugal – Estratégia pós-covid-19”, com a presença de representantes dos vários programas PROVERE em curso na região, nomeadamente ‘Aldeias Históricas de Portugal’, ‘Valorização das Estâncias Termais da Região Centro’, ‘Rede das Aldeias do Xisto’ e ‘iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas’”.

Estará também presente um representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Inscrições em https://bit.ly/2T23PXJ.

No dia 28 de Maio (quinta-feira), às 11h00, quatro dias antes da abertura da época balnear, realiza-se a sessão “Covid-19 – Manual para uso das praias em 2020”, em que serão abordadas as muitas questões que envolvem este importante ativo para o turismo.

O debate irá contar com a participação de Teresa Fidélis, directora regional do Centro do ICNF; Raúl Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mira; Alda Correia, presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pêra; Leonor Picão, directora coordenadora da Direcção de Valorização de Oferta do Turismo de Portugal; Vasco Fernandes, operador Marítimo-Turístico em Vila Velha de Rodão; e Pedro Velhinho, presidente da Associação de Surf de Aveiro.

Inscrições em https://bit.ly/35VUF4k.

 

Webinars “Clean & Safe”

Durante esta semana, de quarta a sexta-feira (20 a 22), vão também realizar-se seis webinars “Vê Portugal ON” específicos, dedicados ao processo de Certificação “Clean & Safe” do sector turístico do Centro de Portugal.

As seis sessões contam com a colaboração das associações do sector e são dirigidas aos empresários da actividade turística. O objectivo é “abordar as ferramentas necessárias para que as empresas possam cumprir, com sucesso, os requisitos para a obtenção e manutenção do selo ‘Clean & Safe’, de forma a que seja possível assegurar que o Centro de Portugal é um destino seguro”, adianta a Entidade.

Os seis webinars “Clean & Safe” são os seguintes:

  • “Empreendimentos Turísticos” (20 de Maio, 10h00, com AHP – Associação de Hotelaria de Portugal)
  • “Alojamento Local” (20 de Maio, 14h00, com ALEP – Associação de Alojamento Local)
  • “Empresas de Animação Turística” (21 de Maio, 10h00, com APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos)
  • “Agências de Viagem e Turismo” (21 de Maio, 14h00, com APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo)
  • “Restauração” (22 de Maio, 10h00, com AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal)
  • “Rent-a-Car” (22 de Maio, 14h00, com ARAC – Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis Sem Condutor).

Está já disponível a inscrição para a sessão destinada às “Empresas de Animação Turística” (a 21 de Maio, 10h00), com António Marques Vidal, presidente da APECATE, será o convidado especial. Inscrições em https://bit.ly/3bswT15.