Coimbra  24 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Walking Futebol da Universidade Sénior da Fundação ADFP

28 de Julho 2023 Jornal Campeão: Walking Futebol da Universidade Sénior da Fundação ADFP

O Walking Futebol é uma das actividades que fazem parte da oferta da Universidade Sénior da Fundação ADFP, e que decorre uma vez por semana no Campo Mirandense – Sá Carneiro. Actualmente conta com cerca de 20 elementos da Universidade Sénior, e é uma modalidade desportiva que é uma variante do futebol, para maiores de 50 anos, onde não se pode correr, mas sim andar. As equipas são constituídas por seis jogadores de campo, preferencialmente de ambos os sexos, em que não existe guarda-redes. O campo utilizado é semelhante ao campo de futsal, as balizas têm 3m x 1m, e a bola não pode subir acima de um metro de altura. Tal como o próprio nome indica, em inglês, significa “futebol a andar” ou “futebol a passo”, e é um projecto desportivo e social desenvolvido pela Rede das Universidades Seniores (RUTIS), e pelos seus parceiros, com o apoio do IPDJ, com o objectivo de promover o exercício físico, a inclusão social e a saudável competição entre os seniores.

A Secção de Walking Futebol da Fundação ADFP tem um protocolo com a Fundação Benfica, e actualmente com a FPF – Federação Portuguesa de Futebol, que permitem a participação em encontros lúdicos pelo país, com o objectivo de fomentar a prática desportiva, promover o convívio como componente social e lúdica, combater o isolamento, e promover o envelhecimento activo.

Francisco Silva, Professor de Educação Física da Fundação ADFP e treinador da modalidade é enaltecido e referenciado pelos atletas como “um óptimo professor, dinâmico e incentivado, e puxa muito por nós!”, salientaram Odete, Lurdes, e Alice, praticantes da modalidade e membros da Universidade Sénior da Fundação ADFP.

“Gostamos muito da prática, o incentivo dele foi tão bom que quem não tinha tido contacto com a bola antes, como eu, acabou por ficar rendida!”, citou Alice Sousa, que referiu ainda também que “o ambiente entre colegas é óptimo, tudo bons colegas. Somos todos uns jovens muito divertidos!”.

As atletas que deram o seu testemunho salientaram apenas que “o único ponto fraco é ter esta actividade só 1 vez por semana, queríamos 2 ou 3 vezes. É o sítio onde nos divertimos mais, e onde podemos juntar coisas muito boas, pois andamos ao ar livre, fazemos exercício, divertimo-nos, espairecemos. Não há espírito competitivo, há espírito de camaradagem e de convívio social entre todos, o que é excelente e para a nossa idade é óptimo!”, relataram as três atletas.

“Por exemplo no caso das senhoras ninguém jogava antes ou tinha tido contacto com o futebol, a não ser em pequenas práticas em família. Os homens também tiveram que se adaptar porque o jogo tem regras específicas. Uma curiosidade é que aqui na equipa andam aqui vários casais e as senhoras estão perfeitamente integradas no grupo, e os homens também as apoiam muito. No futuro esperamos e gostaríamos de realizar intercâmbios/torneios entre equipas, e convívios com outros praticantes de outras equipas”, declarou o treinador, Francisco Silva.

A Selecção da AF Coimbra, da qual fazem parte membros da equipa da US da FADFP, esteve presente na 1.ª Festa Nacional do Walking Football, que decorreu recentemente na Cidade do Futebol, em Oeiras, com o encontro frente à Selecção de Vila Real. Aveiro e Évora foram também adversárias da selecção conimbricense.

No último dia, além da competição, a Selecção conimbricense posou para a fotografia com Toni, antiga glória da Académica e do Benfica, e embaixador da FPF da modalidade, regressando a casa com uma experiência memorável.

Duas centenas de praticantes participaram no torneio organizado pela FPF e que reuniu equipas das 22 associações distritais e regionais, além de duas formações da FPF e do Sindicato de Jogadores.

Para inscrições nas actividades da Universidade Sénior da Fundação ADFP, poderá entrar em contacto via telefone para o 239 530 150 (chamada para a rede fixa nacional), ou via email, para geral@adfp.pt ou cristina.cruz@adfp.pt.