Coimbra  2 de Junho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Voluntários levam bens essenciais a quem mais precisa

9 de Abril 2020 Jornal Campeão: Voluntários levam bens essenciais a quem mais precisa

O ‘SOSvizinho’, um projecto que nasceu com a missão de ajudar pessoas dos grupos de risco nesta crise pandémica, fazendo-lhes chegar bens de primeira necessidade ao domicílio, lança agora uma Linha de Apoio nacional gratuita.

Esta linha verde, disponível através do número 800 20 20 20, visa dar resposta a todos os idosos, doentes crónicos e outros beneficiários que, por motivo do estado de quarentena, devem permanecer em casa e têm dificuldades em aceder à Internet. Desta forma, o ‘SOSvizinho’ pretende dar resposta a qualquer necessidade, todos os dias, entre as 08h00 e as 20h00.

A rede de voluntários em todos o território nacional está, desde segunda-feira, a fazer chegar a estas pessoas os bens essenciais e medicamentos que necessitam.

O projecto é do conhecimento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e recolheu o apoio da ANAFRE e da CASES, aos quais se juntaram várias entidades privadas.

A iniciativa já conta com mais de 3 000 voluntários registados, dispostos a levar ajuda àqueles que mais precisam. Ainda assim, garantem ser necessários mais, continuando o projecto a trabalhar para estender a sua rede de voluntariado a nível nacional.

É essencial identificar, em cada município, coordenadores que irão ajudar na operacionalização dos esforços do corpo de voluntários, um apoio fundamental para que a resposta ao fluxo de pedidos de ajuda de cada zona seja realizada sem falhas.

Nesta fase, o movimento procura, ainda, parceiros que ajudem a munir todos os voluntários com um kit de higiene e segurança, como álcool-gel, máscaras e luvas.