Coimbra  19 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vitorino Nemésio é figura central de ciclo de conferências da ACM

4 de Dezembro 2018

A celebrar o seu primeiro centenário e dando continuidade às comemorações desse marco especial na sua história, a Associação Cristã da Mocidade (ACM) tem promovido um ciclo de conferências sobre Vitorino Nemésio, cuja próxima sessão será esta quinta-feira (06).

O escritor, que durante o tempo em que esteve em Coimbra foi professor na Universidade, tornou-se num acérrimo acemista e chegou aos corpos dirigentes desta mesma instituição.

Depois da primeira sessão, na semana passada, ter sido dinamizada por Paulo Archer de Carvalho, a segunda realiza-se já na próxima quinta-feira (06). A sessão terá lugar, como habitualmente, no salão nobre da sede da ACM, na rua de Alexandre Herculano, em Coimbra, tendo início previsto para as 21h00. Desta vez, a oratória cabe a Vasco Pereira da Costa, também açoriano como Nemésio, que irá falar sobre a faceta de poeta desta figura histórica.

“A ACM não quis deixar de se associar às celebrações que têm vindo a decorrer um pouco por todo o país na passagem dos 40 anos da morte de Vitorino Nemésio”, refere a instituição, sublinhando que o mesmo está sepultado no cemitério dos Olivais. O orador recordou Vitorino Nemésio como sendo um grande acemista, tendo, inclusive, integrado os corpos dirigentes da ACM”.

A instituição foi, ainda, ponto de partida para “lutas académicas que Nemésio protagonizou, bem como de movimentos fundacionais que uma série de jornais e revistas, que viriam a marcar a cultura portuguesa de então”.

O objectivo deste ciclo dedicado a Vitorino Nemésio serve, igualmente, para “dar continuidade à linha de intervenção cultural da ACM de Coimbra e, agora, recordando a importância cultural desta Associação, há 100 anos, no programa coimbrão, a nível do debate, na criação e na oposição às ideias não democráticas de então”, revela a instituição.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com