Coimbra  15 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vítor Aguiar e Silva recebeu “Prémio Vasco Graça Moura”

30 de Novembro 2018

O antigo professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Vítor Aguiar e Silva, recebeu o “Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural”, na quarta-feira (28), em Lisboa.

O galardão foi-lhe entregue pela ministra da Cultura Graça Fonseca, depois do júri, presidido por Guilherme d’Oliveira Martins, ter considerado “o percurso de Aguiar e Silva no domínio da Teoria da Literatura”, considerando-o “fundamental para o conhecimento da literatura portuguesa”. Além disso, afirma o júri “destacou-se ainda a actividade do professor nos domínios do ensino universitário e da política da língua e da educação”.

Aquando do anúncio do prémio, em Janeiro, Aguiar e Silva mereceu a felicitação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que o considera “um professor e investigador de créditos firmados, autor da mais importante obra portuguesa de Teoria da Literatura, estudioso de Camões e dos seus ‘labirintos e fascínios’, Aguiar e Silva […] tem um sólido percurso de ‘cidadania cultural’, colaborando com instituições e iniciativas de defesa da literatura e da língua portuguesas”.

O “Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural” foi instituído em 2015, pela Estoril Sol, em parceria com a Editora Babel, para distinguir uma personalidade portuguesa cuja obra tenha contribuído para a cidadania cultural do país, projectando Portugal no espaço público.

Foram já agraciados com o prémio Eduardo Lourenço e José Carlos Vasconcelos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com