Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Virgílio Antunes reuniu-se com o Papa em audiência da Conferência Episcopal

8 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Virgílio Antunes reuniu-se com o Papa em audiência da Conferência Episcopal

O Papa Francisco recebeu, hoje, a nova presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), composta por José Ornelas, Virgílio Antunes (Bispo de Coimbra) e Manuel Barbosa num encontro para apresentação de cumprimentos e para receber orientações para a Igreja em Portugal.

José Ornelas é presidente da Conferência Episcopal, Virgílio Antunes vice-presidente e o padre Manuel Barbosa é secretário e porta-voz dessa entidade.

A 09 de Dezembro, Manuel Barbosa revelou que a audiência de hoje, em Roma, serviria para a apresentação de cumprimento, mas também para pedir “a bênção e orientações do Papa” para a Igreja Católica no país, sendo que a situação da pandemia de covid-19 deverá ser igualmente referida.

“É obvio que assim seja, é evidente”, adiantou Manuel Barbosa, admitindo ainda que a realização da Jornada Mundial da Juventude, em 2023 em Lisboa, poderá ser outro assunto a abordar.

A actual presidência da CEP foi eleita no dia 16 de Junho último para o triénio 2020-2023, durante a 198.ª Assembleia Plenária do episcopado português.

José Ornelas foi eleito presidente do Conselho Permanente da CEP e como vice-presidente os bispos portugueses elegeram Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra.

A vice-presidência da CEP era ocupada pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

Os prelados elegeram ainda como vogais do Conselho Permanente para o triénio 2020-2023 Manuel Clemente (cardeal-patriarca de Lisboa), Manuel Linda (bispo de Porto), José Cordeiro (bispo de Bragança-Miranda), António Marto (bispo de Leiria-Fátima) e Francisco Senra Coelho (arcebispo de Évora). O padre Manuel Barbosa mantém-se como secretário.