Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vinho de Penela ganha ouro em concurso em Itália

7 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Vinho de Penela ganha ouro em concurso em Itália

O vinho Rabarrabos da Fundação ADFP ganhou a medalha de ouro no concurso enológico italiano “Mondial des Vins Extreme” – edição de 2020.

Rabarrabos é um vinho tinto da vindima de 2018 e Indicação Geográfica Beira Atlântico sub-região Terras de Sicó.

O “Mondial des Vins Extreme”, organizado pela Cervim, com o patrocínio da OIV (Organização Internacional de la Vigne et du Vin) é o único evento mundial de vinhos especificamente dedicado aos que são produzidos em áreas caracterizadas pela vinificação heroica.

A competição selecciona os melhores vinhos frutos da viticultura extrema com o objectivo de promover e salvaguardar as produções de pequenas áreas vinícolas que se caracterizam pela história, tradição e singularidade, de grande valor ambiental e paisagístico onde são cultivadas principalmente as videiras nativas.

Na edição de 2020 estiveram a concurso 785 vinhos provenientes de dezanove países, incluindo alguns não europeus como Arménia, Chile, Geórgia, Cazaquistão, Israel, Líbano e Turquia.

“A ADFP com o seu investimento vitivinícola visa criar empregos, ocupação e formação para pessoas com deficiência, doença mental crónica ou em situação de exclusão do mercado de trabalho. As receitas destinam-se a investir em valências sociais destinadas a crianças, idosos, sem abrigo e outras pessoas em situação de vulnerabilidade social ou pobreza”, disse a fundação.

O vinho vencedor – Rabarrabos Tinto 2018 ainda não se encontra à venda, sendo que a sua apresentação será realizada a 01 de Outubro, pelas 18h30, no Conímbriga Hotel do Paço, em Condeixa, juntamente com o lançamento do “WineFest 2021”.

O evento incluirá um jantar de degustação a 20 euros por pessoa e que necessita de reserva prévia que pode ser feita através dos emails geral@conimbrigahoteldopaco.pt ou goncalocosta@adfp.pt.