As vindimas de 2023 chegaram ao fim para a Fundação ADFP, marcando um período especial para o projecto de Vitivinicultura com Propósito Social. Este ano, a equipa contou com a participação dos enólogos António Teixeira e Francisca Pereira, juntamente com o enólogo residente Gonçalo Moura da Costa. Juntos, realizaram a I Residência Artística de Enólogos, resultando na co-criação de novos vinhos brancos, espumantes e no primeiro pet-nat da sub-região Terras de Sicó.
A Vitivinicultura com Propósito Social vai além da vindima, promovendo a inclusão. “Todo o projecto vitivinícola da Fundação ADFP tem um propósito social. No processo de vindima estão sempre os habituais colaboradores da vinha e da adega, da jardinagem e da exploração agrícola, acompanhados por utentes de diversas respostas sociais e também de outros projectos da instituição, permitindo um convívio muito especial para todos, e poder ter esta experiência de como se processa e realiza a vindima”, afirma.
Na vinha Nova, em Lamas, Miranda do Corvo, participaram os utentes da Residência Esperança, Residência Bondade, CACI – Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão, FSO – Fórum Socio Ocupacional, e Formação Profissional, acompanhados pelas turmas “Yellow Stars” e “Green Dreams”, do St. Pauls School.
Na vinha de Rabarrabos, em Penela, os utentes do Centro Social de Lamas e da Universidade Sénior da FADFP estiveram acompanhados pela turma “Pink Magic”, do St. Pauls School, e pelos técnicos da instituição que integram a equipa “Leading 4 Good” – Projeto de Desenvolvimento Organizacional e da Liderança.
As vindimas da FADFP reflectem a diversidade da sociedade, demonstrando que todos têm tempo, espaço e oportunidade para desenvolver as suas habilidades. Um dos lemas da instituição é “Não diagnosticamos deficiências. Descobrimos e potencializamos talentos”.
Assim, as vindimas da Fundação ADFP são um momento de vida, celebração e partilha. Crianças, idosos, pessoas com deficiência e doença mental contribuem para um resultado colectivo. “Encaramos a viticultura como uma forma de criar empregos, contribuir para a sustentabilidade da organização, promover os vinhos da sub-região de Sicó e para o desenvolvimento regional”, sublinha o enólogo da IPSS.
“Este tem sido mais um ano de conquistas e distinções, com medalhas em concursos internacionais e nacionais. Continuamos a trabalhar e a lutar para obter um reconhecimento nacional cada vez maior, e para chegar aos portugueses para que apreciem os nossos vinhos. Para isso, criámos a loja online ‘Melhor de Nós’, onde estão disponíveis todos os nossos vinhos, espumantes, licores, entre outros produtos”, refere o enólogo Gonçalo Costa.
“Estamos muito perto de conhecer algumas das novidades já produzidas este ano! Relembro que na Fundação ADFP, não produzimos apenas vinhos. Engarrafamos emoções. Liberte-as!”, conclui.
Os vinhos da Fundação ADFP podem ser adquiridos na Loja de Artesanato do Parque Biológico da Serra da Lousã, e online em www.melhordenos.pt.