Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares vai plantar cerca de 7 000 árvores

29 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares vai plantar cerca de 7 000 árvores

O Município de Vila Nova de Poiares vai plantar cerca de sete mil árvores de espécies autóctones em três acções de reflorestação em zonas florestais destruídas pelos incêndios de 2017.

A primeira iniciativa decorre no sábado, no parque verde da Zona Industrial, com a plantação de cerca de 550 árvores, no âmbito do projecto “Semente para o futuro”, financiado pelo Ministério do Ambiente, através do Fundo Ambiental, mas dinamizado pela DUECEIRA – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça (Dueceira).

“Pretendemos devolver à natureza a matéria-prima de que necessita para que, de forma natural, possa regenerar-se e devolver às paisagens naturais do concelho o ‘tom verdejante’ que caracteriza a mancha florestal destes territórios”, refere o presidente da Câmara João Miguel Henriques.

No dia 22 de Fevereiro, também no Parque Verde, terá lugar a acção “Preservar a Natureza”, com a plantação de mais 1 700 árvores de espécies autóctones, entre ulmeiros, amieiros, freixos, carvalho-roble e medronheiros.

A última ação vai decorrer no dia 02 de Março, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, com a plantação de 4 590 árvores na serra da Soalheira, numa parceria entre o Município e a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, através de uma candidatura ao projecto “Floresta Comum”.

O projecto Floresta Comum resulta de uma parceria entre o Instituto da Conservação da Natureza e Floresta e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, com coordenação da Quercus.