Coimbra  9 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares tem a melhor água do distrito para consumo humano

28 de Novembro 2019

O Município de Vila Nova de Poiares conseguiu, em 2018, uma percentagem de 100 por cento de água segura, garantindo o primeiro lugar no ‘ranking’ distrital em matéria de qualidade de água para consumo humano.

Os dados são da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), tendo Vila Nova de Poiares conseguido renovar, pelo terceiro ano consecutivo, o selo de qualidade exemplar de água.

O certificado será entregue a João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal, na cerimónia de entrega dos ‘Prémios dos serviços de águas e resíduos’, no dia 10 de Dezembro.

Para o autarca, “estes resultados vêm comprovar a excelência da água que é fornecida à população e a importância de que se reveste a nossa aposta na remodelação e renovação da rede de abastecimento, que temos vindo a fazer ao longo dos últimos anos”, dando como exemplo as intervenções já realizadas em vários locais do concelho.

De salientar que a maioria da água é fornecida pela empresa Águas do Centro Litoral, S.A., sendo, posteriormente, distribuída pela autarquia, à excepção de uma captação própria do Município que abastece as localidades de Ervideira, Casais, Sobreiro e Oliveira.

Apesar dos bons resultados o edil explicou que “ainda há muito a fazer, nomeadamente no que respeita ao cadastro da rede e à renovação de condutas obsoletas”, trabalho que está a ser desenvolvido e será uma das prioridades da nova entidade intermunicipal, APIN (Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior).

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com