Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares reconhece trabalho de alunos no âmbito do Poiares + Sustentável

15 de Março 2022 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares reconhece trabalho de alunos no âmbito do Poiares + Sustentável

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares reconheceu publicamente o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos alunos dos Cursos Profissionais de Cozinha e Restauração e Bar, da Escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos, no âmbito do projecto Poiares + Sustentável Dose Q.B.

Trata-se de um projecto promovido pelo Município, e financiado pelo Fundo Ambiental, que visa a promoção de práticas de consumo sustentável, focando na redução do desperdício alimentar, quer no retalho, quer no consumidor final, com o intuito de produzir impactos retroactivos nas cadeias de produção e distribuição.

Um dos grandes contributos para a divulgação da iniciativa veio directamente dos alunos, que criaram receitas com sobras, entre as quais se destaca o hambúrguer de Chanfana, confeccionado com as sobras do ex-libris da gastronomia de Vila Nova de Poiares, e que tiveram a oportunidade de preparar e servir no âmbito do seu percurso curricular.

Assim, e tendo em consideração todo o empenho na promoção do projecto, o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, acompanhado pela vereadora com o pelouro da Educação e Ambiente, Maria da Luz Pedroso, do presidente do Agrupamento de Escolas, Eduardo Sequeira, e do corpo docente responsável pelos cursos profissionais, entregaram o Diploma de reconhecimento às cerca de duas dezenas de alunos.

Refira-se que, para além das acções de sensibilização realizadas junto dos consumidores e do sector da restauração do concelho, o Município desenvolveu o site www.poiaresqb.pt onde pode encontrar informação e dicas para reduzir o desperdício alimentar. O destaque vai para a receita elaborada pelos alunos dos Cursos Profissionais de Cozinha e Restauração e Bar, acompanhada de outras receitas que contribuirão para um consumo sustentável.