Coimbra  26 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares recebeu prova da Taça de Portugal de Pesca à Pluma

23 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares recebeu prova da Taça de Portugal de Pesca à Pluma

O Rio Alva, na freguesia de lavegadas, recebeu no passado fim-de-semana uma prova de Pesca à Pluma, a contar para a Taça de Portugal Dr. Diamantino Domingues.

O evento decorreu no Rio Alva com condições excepcionais para a prática da modalidade

De acordo com o Município de Vila Nova de Poiares, esta prova confirma “a excelência dos recursos naturais e as condições ímpares ali existentes para a prática desta modalidade, que se destaca pelo carácter defensor da fauna piscícola, dado que todas as espécies capturadas são devolvidas nas perfeitas condições ao seu meio”.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, “esta é apenas uma das muitas vertentes e excelentes potencialidades dos nossos recursos naturais, sendo que o Rio Alva e a freguesia das Lavegadas são um dos grandes activos do concelho em matéria de turismo de aventura e natureza”.

“É precisamente com esta consciência da sua importância que ali temos realizado importantes investimentos, desde o desassoreamento do leito do rio, a limpeza das margens e acessos, sem esquecer o mais recente investimento, a concretização e sinalização de um dos três percursos pedestres do concelho, integrado na Grande Rota do Alva”, afirmou o autarca.

“A importância da prática desportiva, em especial ao ar livre, é fundamental para a manutenção da saúde física e mental, sobretudo nos períodos difíceis que atravessamos de pandemia, e felizmente que em Poiares temos um verdadeiro ‘tesouro’ por descobrir, com excelentes ofertas de turismo de aventura e natureza”, adiantou João Miguel Henriques.

Quanto à prova de pesca à pluma propriamente dita, destaque para o atleta Poiarense, Sérgio Silva, que venceu a prova, na dupla com Manuel Pedroso, e ainda para a participação do atleta Diamantino Domingues, que dá nome à prova, em homenagem ao seu trabalho desenvolvido pela divulgação da modalidade, sendo reconhecido como uma das pessoas que mais impulsionou a Pesca à Pluma em Portugal.

A entrega de prémios decorreu no Centro de Convívio da Moura Morta, contando com a presença de João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal, e ainda de Luís Ferreira, vice-presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva.