Coimbra  26 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares realizou testes serológicos na comunidade escolar

17 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares realizou testes serológicos na comunidade escolar

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares realizou mais de 130 testes serológicos na comunidade escolar, nomeadamente a todos os professores e demais pessoal auxiliar, de forma a poder avaliar a eventual presença da covid-19 em todos os agentes educativos antes do início do ano lectivo.

Os testes foram feitos na sede do Agrupamento de Escolas EB 2,3 Dr. Daniel de Matos e nos três centros escolares do concelho, numa acção que contou com a colaboração do Centro de Saúde local e de alguns dos seus técnicos de saúde.

Juntamente com esta acção, foi realizada também a higienização e desinfecção de todas as salas de aula e espaços de uso comum dos edifícios dos diferentes polos escolares, com recurso a geradores de ozono, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares.

O Município dedicou ainda uma especial atenção à questão dos transportes escolares, reforçando a resposta existente com novas carreiras à hora de almoço, por forma a evitar a aglomeração de alunos na escola, procurando que se garanta o cumprimento das normas e recomendações das autoridades de saúde, num processo devidamente articulado com a Direcção do Agrupamento.

De acordo com João Miguel Henriques, presidente da Câmara, “estas medidas são mais um contributo para todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de forma concertada entre todas as entidades locais, para que o regresso às aulas possa decorrer da melhor forma possível e com as condições de segurança adequadas, tendo em conta a situação de pandemia que vivemos”, destacando “a articulação permanente com o Agrupamento de Escolas, preparando da melhor forma o arranque do ano lectivo, neste ‘novo normal’ que vivemos, reorganizando procedimentos, e definindo regras e planos de contingência”.

Refira-se que entre as muitas medidas de segurança adoptadas pelo Agrupamento de Escolas estão a implementação de sinalização através de marcas e sinalética, criação de circuitos específicos com definição de fluxos de entrada e saída, disponibilização de um kit de três máscaras certificadas pelo CITEVE para 25 lavagens (alunos, pessoal docente e não docente), dispensadores de pé para álcool gel em todas as escolas do agrupamento, entre outras.