Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares realizou simulacro sísmico

5 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares realizou simulacro sísmico

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares através do seu Serviço Municipal de Protecção Civil associou-se novamente ao exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), procurando alertar as populações para o risco sísmico e para a importância da adopção dos comportamentos adequados.

A exemplo dos anos anteriores, o simulacro decorreu nos Paços do Concelho e na escola sede do Agrupamento de Vila Nova de Poiares, em colaboração com os Bombeiros Voluntários locais.

Pelas 11h05 os participantes no simulacro executaram os três gestos fundamentais para a sua segurança, baixar, proteger e aguardar. Assim, procuraram o objecto mais sólido que lhes permitisse maior protecção, tendo-se refugiado debaixo das secretárias, baixando-se numa posição que evitasse a queda durante o sismo, ao mesmo tempo que protegeram a cabeça e o pescoço com as mãos e braços, ao longo do minuto em que decorreu o exercício.

Para João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal, “estas iniciativas assumem grande importância na comunidade, pois contribuem para a consciencialização dos cidadãos para a necessidade de tomar as devidas precauções perante incidentes do género”.

“Situações de catástrofe como as que hoje simulamos são imprevisíveis, não existindo a possibilidade de, atempadamente, alertar os munícipes, pelo que a Câmara e o seu Serviço Municipal de Protecção Civil devem ter um papel formador e preventivo, sensibilizando e capacitando as comunidades em como agir adequadamente em função do risco com que se deparem”, referiu João Miguel Henriques.