Coimbra  28 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares realiza homenagem ao músico Phil Mendrix

6 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares realiza homenagem ao músico Phil Mendrix

Foto: Vasco Ludgero

 

O falecido músico Phil Mendrix vai ser homenageado, na próxima terça-feira (10), pelo Município de Vila Nova de Poiares, com um concerto e a inauguração de um memorial.

A homenagem da Câmara Municipal vai decorrer no dia em que o músico Filipe Mendes, conhecido como Phil Mendrix, falecido em 2018, faria 73 anos, afirmou à agência Lusa Vasco Ludgero, um dos membros da Direcção da Mendrix Associação.

Assim, dia 10 de Novembro (terça-feira), às 15h00, vai ser inaugurado no Centro Cultural de Vila Nova de Poiares um memorial, que consiste na escultura de uma guitarra construída em pastilhas pela mulher de Phil Mendrix, Lurdes Mendes.

Posteriormente, às 21h30, é transmitido através da página de Facebook da associação (facebook.com/PhilMendrix) um concerto da banda Somos Mendrix, criada pelo guitarrista antes de morrer, que vai contar com a participação de Manuel João Vieira, Fast Eddie Nelson e Chica Vinagre.

Segundo Vasco Ludgero, Phil Mendrix viveu na aldeia de Venda Nova, em Vila Nova de Poiares, sendo “um membro querido da população”.

Este é o segundo memorial de homenagem a Phil Mendrix, depois de ter sido inaugurado um monumento ao guitarrista, em 2019, no Jardim do Salto de Santo Amaro, pela Junta de Freguesia de Alcântara, em Lisboa.

Filipe Mendes nasceu em Lisboa, a 10 de Novembro de 1947, mas cresceu no concelho de Vila Nova de Poiares, ficou conhecido na década de 1960 como o “Jimi Hendrix português”, tendo passado a utilizar o nome artístico de Phil Mendrix a partir de 1995.

Fundou bandas como os Chinchilas, Psico ou Roxigénio, e tocou com os Irmãos Catita e os Ena Pá 2000. Em 2017, recebeu a medalha de ouro da Sociedade Portuguesa de Autores.