Coimbra  29 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares grava o seu património cultural à janela

30 de Abril 2020 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares grava o seu património cultural à janela

O Município de Vila Nova de Poiares firmou recentemente um protocolo com “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria” (MPADGP), projecto com direcção artística de Tiago Pereira e que visa a recolha da tradição musical.

Este projecto, que se apresenta como um modelo social, baseado na escuta e na partilha, acreditando que a memória colectiva pode ter um importante papel na coesão social, deveria ter início durante o mês de Março, em Poiares,, mas a situação que se vive obrigou a uma nova abordagem, e daí nasceu um novo projecto paralelo: “A música portuguesa à Janela, a gostar dela própria”.

Como refere João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal, “esta foi a forma encontrada para proceder às gravações do património musical e cultural de Vila Nova de Poiares, na continuação do projecto em curso, mas respeitando as regras de segurança e protecção de todos, dando, em simultâneo, alento à nossa comunidade sénior, fazendo-lhes companhia e integrando-os como participantes activos da sociedade, mesmo nas circunstâncias difíceis em que vivemos”.

Nesse sentido, a recolha e salvaguarda desse património identitário das gentes de Vila Nova de Poiares está já em curso, permitindo o registo não só musical mas também de contos e poesia, interpretados pelos próprios seniores, permitindo a preservação de toda essa riqueza cultural e imaterial do concelho.

Refira-se que as gravações poderão ser vistas nas plataformas online da Música Portuguesa a Gostar Dela Própria e do próprio Município, que as irão disponibilizar por este meio à medida que forem sendo feitas as recolhas.