Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares estreia Feira da Caprinicultura no final do mês

27 de Maio 2024 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares estreia Feira da Caprinicultura no final do mês

Vila Nova de Poiares irá estrear, no fim do mês, uma feira dedicada ao sector do gado caprino, envolvendo diversas actividades com ele relacionadas.

Denominado Expo Capriland, o evento integra iniciativas ligadas à gastronomia regional – onde a chanfana tem lugar de destaque –, exposição pecuária e mostras de artesanato e agrícola, comercial e industrial, refere o Município.

Agendado para os dias 31 deste mês e 1 e 2 de Junho, na Alameda Santo André, e organizada pelo Centro de Competências da Caprinicultura (CCC), com o apoio da autarquia, a programação da feira incorpora ainda o II Congresso Nacional do sector.

João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, entidade que preside ao CCC, considerou a Expo Capriland uma semente, para que o Município, nos próximos anos, possa assegurar a regularidade do evento “contribuindo para que todas as práticas ligadas à caprinicultura não sigam um caminho de abandono”.

“Que o sector possa recuperar a sua importância e possa ser uma actividade económica com impacto na economia local e nacional. Esse é o grande objectivo”, argumenta João Miguel Henriques.

Por outro lado, o autarca espera que a nova feira possa constituir “mais uma oportunidade” para que quem visita Vila Nova de Poiares possa degustar a gastronomia local e regional, com enfoque nos produtos relacionados com o sector caprino.

O programa divulgado arranca no dia 31, com a abertura da feira e do Mercadinho da Terra, realizado mensalmente, onde se reúnem produtos e produtores locais e se promove a interacção entre os produtores e os consumidos, valorizando os produtos do concelho.

Entre outras iniciativas, o primeiro dia da Expo Capriland envolve animação teatral e musical, a cargo, respectivamente, da Companhia de Teatro Experimental de Poiares (CTEP), e da Tuna Académica da Escola Agrária de Coimbra.

A 1 de Junho, sábado, decorre o II Congresso Nacional de Caprinicultura, cujo arranque envolve a criação formal do Centro de Competências de Caprinicultura – Associação, “dando personalidade jurídica ao CCC, e dotando-o de maior capacidade de intervenção nestas matérias”, assinala João Miguel Henriques.

No domingo, 2 de Junho, Vila Nova de Poiares irá assinalar o Dia Mundial da Criança (que se celebra a 1 de Junho) com actividades ligadas ao ‘Ciclo do Pão e do Barro Preto’ e à ‘Confecção de Queijos’, dança pelas Academia de Dança Movearte, Funny Dance e The Little Power, teatro, com “A Lenda da Chanfana”, pela CTEP, e outras iniciativas de animação para os mais pequenos, com a participação da Escolinha de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários de Poiares.

Na tarde de domingo será eleita a Miss Capriland, “que premiará o mais belo exemplar [caprino] presente no certame”, estando o encerramento do evento agendado para as 21h00, com a actuação da banda Pontos Cardeais.