Coimbra  14 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares é “Município Amigo do Desporto” pelo quarto ano consecutivo

13 de Abril 2021 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares é “Município Amigo do Desporto” pelo quarto ano consecutivo

O Município de Vila Nova de Poiares foi distinguido, pelo quarto ano consecutivo, como “Município Amigo do Desporto”.

Como forma de oficializar este reconhecimento, a bandeira e o diploma que certificam a distinção foram entregues nos Paços do Concelho.

O momento simbólico contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, acompanhado do vice-presidente com o pelouro do Desporto, Artur Santos, e do presidente da Cidade Social, Pedro Soares, entidade que atribui o galardão, avalizado pela secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.

Para João Miguel Henriques, “este é mais uma vez o reconhecimento nacional do bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal na área do desporto. É certo que a pandemia teve um impacto directo em particular nos grandes eventos de referência, que todos os anos são organizados no concelho, mas ainda assim foi possível desenvolver e promover uma política de desporto”.

Exemplo disso mesmo “foi a resposta do Município em 2020 à crescente procura por desportos de aventura e natureza, de que são referência os percursos pedestres da Ribeira de Poiares, da Serra do Carvalho e a Grande Rota do Alva, assim como a inauguração da parede de escalada com 41 vias situada junto ao Complexo das Piscinas da Fraga, bem como da pista de parapente, pista de BTT, entre muitas outras, e que retractam o compromisso na promoção da prática desportiva”, referiu o autarca.

Por outro lado, João Miguel Henriques destacou também “o apoio às associações concelhias que, nesta matéria têm demonstrado grande capacidade de adaptação e resiliência, promovendo um conjunto de eventos, muitos deles de carácter nacional e internacional, e que se viram privadas de executar os seus planos, para além do forte investimento que o Município tem vindo a realizar na manutenção e requalificação dos equipamentos desportivos do concelho, fundamentais para o acolhimento das diferentes provas, campeonatos e troféus, com reconhecidos níveis de excelência e qualidade”, concluiu.

Recorde-se que, desde 2017, este prémio tem sido atribuído a Vila Nova de Poiares, distinguindo o Município pelo desenvolvimento de uma política de apoio ao desporto de excelência.

De referir que na atribuição da distinção foram tidas em conta cerca de uma dezena de áreas de análise – organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Para além disto, são também considerados aspectos relativos à gestão do desporto, mais concretamente ligados ao modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto e a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.