Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares é fundador da Rede de Municípios Amigos da Juventude

9 de Março 2021 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares é fundador da Rede de Municípios Amigos da Juventude

O concelho Vila Nova de Poiares é uma das autarquias fundadoras da Rede de Municípios Amigos da Juventude, uma plataforma criada no final de 2020 pela Confederação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).

Esta Rede “tem por missão consolidar a ligação e cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias, traduzindo-se numa rede de contacto e compromisso para a implementação de reais políticas de juventude, e potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem”, disse o Executivo.

“A adesão do Município de Vila Nova de Poiares a esta Rede representa o reforço do compromisso da autarquia para com os nossos jovens, em desenvolver mais e melhores políticas amigas da juventude, envolvendo toda a comunidade e as suas forças-vivas, como as associações, na promoção das boas práticas e na criação e definição de estratégias locais estruturantes e sustentáveis dirigidas para os jovens”, referiu João Miguel Henriques, presidente do Executivo, durante a última reunião de Câmara.

Para assinalar a fundação, a FNAJ promoveu, na sexta-feira (05), o I Encontro de Municípios Amigos da Juventude, em formato webinar, que contou com a presença do secretário de estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Neste evento, o Município de Poiares, através do vice-presidente Artur Santos, com o pelouro da Juventude, pôde dar a conhecer as políticas que tem vindo a ser desenvolvidas no concelho, nomeadamente o programa “Jovens Autarcas”, o “Orçamento Participativo Jovem” e o “Conselho Municipal da Juventude”.

Neste encontro, no qual estiveram presentes as mais de 70 autarquias inscritas na plataforma, foram “apresentadas as linhas orientadoras da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, os projectos FNAJ de impulso e optimização da acção para a juventude e a ‘Agenda para a Inovação das Políticas da Juventude’”, disse a autarquia.

Promovida pela FNAJ, a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude é pioneira na sua concepção e encontra-se assente em três eixos – estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.

“Todos os municípios aderentes ficam com acesso a uma base de boas práticas, à criação de sinergias intermunicipais e à participação privilegiada em seminários e eventos para a juventude”, informou o Executivo.