Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares disponibiliza 100 000 euros para apoiar famílias

9 de Março 2021 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares disponibiliza 100 000 euros para apoiar famílias

O Executivo de Vila Nova de Poiares aprovou a segunda edição do Fundo Municipal de Emergência – Apoio às Famílias, uma medida extraordinária de apoio aos agregados familiares em situação de vulnerabilidade económica ou que viram os seus rendimentos reduzidos devido à pandemia da covid-19.

Segundo João Miguel Henriques, presidente da autarquia, “a Câmara Municipal vai destinar 100 000 euros do seu orçamento para prestar um apoio bimestral, proporcionando um apoio financeiro excepcional e temporário exclusivamente às famílias com baixos rendimentos, que mais sofreram com as consequências negativas desta pandemia, procurando mitigar esses mesmos efeitos”.

“Este apoio destina-se ao pagamento total ou parcial de despesas consideradas essenciais, designadamente consumo doméstico de água, electricidade, gás, medicação, comunicações, rendas habitacionais e/ou empréstimo bancário à habitação, alimentação ou outra necessidade básica elementar devidamente fundamentada”, referiu o autarca.

Durante a reunião do Executivo, João Miguel Henriques adiantou que “este apoio de 100 mil euros destinado às famílias estará disponível, para já, até 30 de Junho, sendo que em função da avaliação que for feita à execução da medida, não só poderemos aumentar o valor em causa, alocando mais alguma verba do Orçamento Municipal, como poderá também ser estendido o seu período”.

O edil anunciou, ainda, que pretende levar, este mês, a votação o apoio destinado ao tecido empresarial e comercial local. “Decidimos auscultar os nossos empresários e comerciantes, por forma a que possamos responder àquilo que são as reais necessidades deste sector. Será um apoio prestado numa lógica diferente do que aconteceu em 2020, já que iremos alargar o leque de actividades, direccionada para situações de perda de receita, mas também para fazer face a outras despesas como as rendas, que continuaram a ser cobradas ainda que os empresários tivessem de manter as portas encerradas”.

 

Pedidos para primeiro bimestre devem ser feitos em Março

Neste momento, já e encontra aberto o período para as famílias possam solicitar o apoio para os meses de Janeiro e Fevereiro, devendo o requerimento ser entregue, até ao final de Março, nos serviços municipais.

Para solicitar o apoio deve ser preenchido um formulário, disponível no website da autarquia, ou o requerente poderá dirigir-se ao Balcão Único de Atendimento, caso tenha realizado uma marcação.

Em caso de dúvida, o serviço de Acção Social está disponível para esclarecimentos, através do 239 420 850 ou do email asse@cm-vilanovadepoiares.pt.