Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vila Nova de Poiares cria zona de escalada

3 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Vila Nova de Poiares cria zona de escalada

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares inaugurou, no passado sábado (01), a zona de escalada, com 41 vias, situada junto ao Complexo das Piscinas da Fraga.

A cerimónia contou com a presença de João Miguel Henriques, presidente do Município, Artur Santos, vice-presidente com o pelouro do Desporto, Carlos Gomes, presidente da Federação Promotora de Montanhismo e Escalada (FPME) e João Carlos Feteira, presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares.

Este projecto visa “proporcionar mais uma resposta àquilo que é o crescente aumento na procura por desportos de aventura e natureza, a exemplo dos mais recentes como a pista de parapente, circuitos pedestres, pista de btt, entre outras, que vão assumindo cada vez maior relevo no concelho, e em que temos procurado potenciar aquilo que são as suas capacidades nestas áreas”, referiu João Miguel Henriques.

De acordo com o presidente da Câmara, “Vila Nova de Poiares assume-se cada vez mais como espaço de referência para as mais diferentes actividades ao ar livre, que nos apaixonam a todos e nos permitem o contacto com a natureza, que todos os dias se regenera e se torna um local mais aprazível para quem nos visita”.

Carlos Gomes aproveitou para deixar “o elogio ao Município pela dedicação e paixão que demonstraram na concretização deste projecto”, afirmando, ainda, que “foi com grande satisfação que a FPME esteve envolvida”.

 

41 vias em quatro sectores para toda a família

As 41 vias estão distribuídas ao longo de quatro sectores. No “Miradouro” pode contemplar-se o vale da Fraga e Vila Nova de Poiares, sendo aqui que se encontram cinco vias com alturas dos oito aos 10 metros.

Segundo a lenda, numa pequena gruta de um dos penedos do monte da Fraga viveu um mouro com a sua família, daqui derivando o nome de “Penedo do Mouro”. Neste sector estão equipadas duas vias com uma dificuldade superior e alturas de 8 metros.

No lado oposto do vale, existe o “Penedo da Desgraça”. Aqui encontra-se a maior concentração de vias, 19 no total, oferecendo aos praticantes qualidade e diversidade técnica. Ainda neste sector, encontra-se a primeira via de escalada aberta na zona, no ano de 2007, por José Miguel Pereira. A via “Zé Cogumelo” é uma via de autoprotecção, sendo necessários os respectivos equipamentos, com alturas dos 10 aos 18 metros.

A “Rua Sésamo” é o ex-libris desta zona para iniciação à escalada, oferecendo aos praticantes de todas as faixas etárias quinze vias de baixa dificuldade, com a particularidade da existência de duas que permitem a iniciação à escalada “multi-largos”.

Os interessados podem consultar mais informações no website do Município em http://www.cm-vilanovadepoiares.pt/natureza.