Coimbra  6 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vigor promove II Festival de patinagem artística

17 de Novembro 2016 Jornal Campeão: Vigor promove II Festival de patinagem artística

No próximo dia 26 de Novembro, o pavilhão do Grupo Recreativo Vigor da Mocidade vai encher-se de luzes, cor e dança, num espectáculo único proporcionado por atletas de patinagem artística.

No total serão cerca de 250 patinadores, de sete clubes da região Centro, a participarem no II Festival de Patinagem Artística promovido pelo clube da freguesia de São Martinho do Bispo e cujo tema será o musical “Cats”.

A patinagem artística começou no Vigor da Mocidade há pouco mais de um ano mas tem crescido exponencialmente, passando de seis para 38 atletas durante este período. No festival irão participar 30 patinadores do Vigor, que irão “reinterpretar o musical ‘Cats’”, não sendo, contudo, “uma representação fiel e aproveitando para jogar com as luzes e o movimento”, referiu Patrícia Melo, treinadora do Vigor, na apresentação oficial do evento.

No festival irão participar o Centro Atlético Póvoa do Pacense (CENAP), de Aveiro, o Hóquei Clube da Mealhada, a Associação Desportiva de Mira, o Clube Desportivo Lousanense, o Académico dos Penedos Altos, da Covilhã, e a Associação Recreativa de São Miguel de Poiares, além do clube anfitrião.

O objectivo é, sobretudo, “divulgar a modalidade, o clube e as suas instalações”, agora que terminou a época competitiva.

A treinadora realçou, ainda, o facto de a patinagem artística não ter a divulgação que merece, principalmente no concelho, e estes eventos inserem-se “numa estratégia para projectar a modalidade porque a nível internacional, a patinagem portuguesa tem ganho diversos prémios”.

Mário Fernandes, presidente do clube, notou que o Vigor é “o único clube com patinagem artística no concelho”, salientando que se trata de “uma clube eclético que não vive apenas do futebol e que, por isso, a patinagem se constitui como uma mais-valia”.

A directora da secção de patinagem do clube, Conceição Ribeiro, destacou “os segundos e terceiros lugares” que as atletas do Vigor têm conseguido arrecadar em competições, bem como o crescimento da modalidade num curto espaço de tempo.

A patinagem artística do Vigor acolhe atletas, masculinos e femininos, desde os três aos 34 anos, distribuídos por quatro escalões.

O primeiro festival foi um sucesso, pelo que as expectativas estão elevadas para esta segunda edição, que será apoiada pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Associação de Patinagem de Coimbra (APC), cuja representante, Ana Paula Domingues, salientou o “esforço do único clube da cidade a praticar a modalidade, que consegue captar atletas do lugar de Fala, da freguesia, mas também da cidade”.

A APC integrou a modalidade de patinagem artística apenas há um ano, tendo começado com quatro equipas e 125 atletas, contando, agora, com sete equipas e 250 patinadores.

O espectáculo terá início pelas 21h30 e as entradas são livres.

(Na foto: Patrícia Melo, Conceição Ribeiro, Mário Fernandes, Ana Paula Rodrigues e Paulo Alípio)

Diana Baptista