Coimbra  19 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Vigor da Mocidade: 89 anos de um clube eclético e cheio de vivacidade

1 de Fevereiro 2019

O Grupo Recreativo O Vigor da Mocidade, da localidade de Fala, em São Martinho do Bispo, comemora, amanhã (01), o seu 89.º aniversário. Um marco importante para um clube pequeno, mas que tem já alguns feitos bastante meritórios na sua história.

O ecletismo faz parte do seu ADN, contando hoje em dia com quatro modalidades, mas com intervenção nas áreas do campismo e caravanismo e do motociclismo, conta com um ginásio e a actividade de zumba, além de promover, esporadicamente, diversas iniciativas de índole cultural e recreativa.

Foi o sonho de pouco mais de uma dúzia de jovens, em 1930, que ganhou vida própria e foi-se sustentando ao longo das décadas, sempre com a ajuda da população local. Hoje, O Vigor da Mocidade é um dos clubes mais reconhecidos da cidade de Coimbra, pelo seu contributo na vertente desportiva e cultural.

O anterior “Campo dos Sardões”, onde o futebol começou a surgir e a ter grande importância na década de 50 e 60, deu origem, em 2006, ao Complexo Desportivo do Vigor da Mocidade. Hoje, o clube tem no futebol a sua principal modalidade, com atletas a competir em todos os escalões. Para além disso, n´O Vigor da Mocidade foi já possível a prática de hóquei em patins durante alguns anos, apostando agora o clube nas modalidades de natação (que inclui hidroginástica e ‘hidrodeep’; natação para bebés; aprendizagem; aperfeiçoamento; natação para adultos; pré-competição; competição e aquazumba), na ginástica acrobática (vertente formação e competição) e, mais recentemente, na patinagem artística.

Actualmente, o clube conta com cerca de 830 sócios e 380 atletas das mais variadas faixas etárias, sendo que a equipa sénior de futebol compete na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, estando em quinto lugar, com 29 pontos.

As comemorações do aniversário, e embora o número ainda não seja redondo, vão prolongar-se por todo o mês de Fevereiro, com actividades para atletas, sócios e, também, para quem gosta e apoia o Vigor da Mocidade.

Assim, hoje, pelas 20h00, serão cantados os parabéns e haverá corte do bolo de aniversário no pavilhão do Complexo Desportivo.

Segue-se, amanhã (02), a partir das 10h00, uma arruada com gaiteiros pelas ruas da localidade e, à noite, o jantar comemorativo dos 89 anos do clube, com direito a animação musical.

No sábado seguinte (09), realiza-se o Festival da Secção de Patinagem Artística no pavilhão, pelas 17h30.

Para dia 16 de Fevereiro (sábado), estão marcados dois jogos de futebol: às 15h30, equipas femininas de solteiras contra casadas; às 17h30, com equipas masculinas de solteiros contra casados. À noite haverá novo jantar convívio.

As iniciativas para assinalar os 89 anos de história do clube terminam a 23 de Fevereiro, na sede cultural do Vigor, pelas 21h30, com uma noite de fados, com Ândria Nunes e Zé Português, acompanhados na guitarra portuguesa por António Catarino e na viola Ni Ferreirinha. Durante as actuações, haverá caldo verde, chouriço e vinho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com