Coimbra  22 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Videovigilância de Coimbra em fase final de testes

26 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Videovigilância de Coimbra em fase final de testes

Está na recta final de testes o novo sistema de videovigilância da cidade de Coimbra, cuja coordenação, recolha dos dados e activação dos dispositivos (incluindo a reserva dos dados e o acesso) será feita, exclusivamente, pelo comandante distrital da PSP de Coimbra.

A Câmara Municipal de Coimbra já instalou o sistema e adquiriu os serviços de comunicações para interligação das câmaras de vigilância com o posto de comando da PSP, estando agora a ser afinados os procedimentos, designadamente a verificação da qualidade da imagem captada e o reforço da sinalética na via pública, de acordo com a legislação em vigor.

Já em Outubro, o presidente da autarquia, Manuel Machado, salientou que os serviços municipais ou terceiros não vão ter intrusão no sistema, que será gerido unicamente pela PSP de Coimbra, salientando que o parecer positivo da Comissão Nacional de Protecção de Dados foi precisamente o mais difícil de conseguir.

Segundo o autarca, o Município de Coimbra anda “há anos a trabalhar com a PSP, que tem feito um trabalho notável nesse domínio, para a reinstalação dos sistemas de videovigilância nos sítios adequados face às necessidades da cidade”.

“O nosso trabalho é de cooperação com o ministério da Administração Interna e com as forças de segurança para tranquilizar as pessoas, mas com garantia de que não haverá nenhuma deriva”, sublinhou Manuel Machado.