Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Viagem entre Figueira da Foz e La Rochelle assinala 100 anos da Escola Infante D. Henrique

14 de Junho 2024 Jornal Campeão: Viagem entre Figueira da Foz e La Rochelle assinala 100 anos da Escola Infante D. Henrique

Trinta e três alunos da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) vão realizar uma viagem a bordo do navio Santa Maria Manuela entre os dias 15 e 20 de Junho. Esta iniciativa insere-se nas comemorações do centenário desta instituição de ensino superior e contará também com a participação de funcionários, docentes e não docentes da ENIDH.

Ao longo do percurso, que liga a Figueira da Foz a La Rochelle, em França, com escala em Burgos, estão programadas diversas actividades de formação e acções de teambuilding. Os alunos terão a oportunidade de desempenhar várias tarefas a bordo de um navio à vela, incluindo trabalhos na ponte, na casa das máquinas, no convés, no içamento de velas, entre outras.

O navio partirá da Figueira da Foz amanhã, dia 15 de Junho, pelas 12h00, e tem chegada prevista a La Rochelle no dia 20 de Junho.

A celebrar este ano o seu centenário, a ENIDH é a única instituição de ensino superior público em Portugal dedicada à formação de Oficiais da Marinha Mercante e quadros superiores do sector Marítimo-Portuário. No passado dia 21 de Maio, foi condecorada pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem do Infante D. Henrique.

A ENIDH oferece formação em três grandes áreas: Pilotagem, Engenharia e Gestão, sendo hoje uma referência de ensino a nível nacional e internacional. Actualmente, disponibiliza licenciaturas em Engenharia de Máquinas Marítimas, Engenharia Electrotécnica Marítima, Engenharia Informática e de Computadores, Gestão de Transportes e Logística, Gestão Portuária e Pilotagem, além de dois mestrados em Engenharia de Máquinas Marítimas e Pilotagem.

A oferta formativa inclui também Cursos Técnicos Superiores Profissionais nas áreas de Mecânica Naval, Mecatrónica Naval, Navegação de Recreio e Operação Marítimo-Turística, Operações de Pesca e Rebocadores Marítimos, Redes e Sistemas Informáticos e Sustentabilidade Energética e Climatização.