Coimbra  27 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Via Verde do AVC do CHUC vence prémio em congresso da especialidade

13 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Via Verde do AVC do CHUC vence prémio em congresso da especialidade

O trabalho desenvolvido na área do tratamento do acidente vascular cerebral isquémico, através de consultas de telemedicina, com o programa “Via Verde do AVC”, coordenado pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), foi distinguido na 11.ª edição do Congresso Anual do AVC com o primeiro prémio.

O programa que é desenvolvido através da Plataforma de Dados da Saúde (PDS) Live é um projecto “inovador e pioneiro, em Portugal e na Europa, que faz uso das ferramentas da TeleSaúde, desenvolvidas pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)”, revela o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O prémio, entregue ao coordenador da Unidade de AVC do CHUC, Gustavo Cordeiro, foi anunciado pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular (SPACV), na sequência da apresentação do trabalho “Telemedicina na área da abordagem endovascular no tratamento do AVC isquémico: a experiência de 15 meses de articulação em rede numa região de Portugal”.

O programa “Via Verde AVC” utiliza “a teleconsulta de emergência e foi criado com uma simples reorganização dos recursos existentes nos hospitais e a fundamental articulação entre os profissionais das unidades envolvidas na rede”, explica o SNS

A Unidade de AVC agrega outros sete hospitais da região Centro e já permitiu a orientação clínica de mais de 500 doentes desde Setembro de 2015, numa média de 50 consultas mensais de telemedicina. Este serviço dos CHUC, aberto desde o início dos anos 2000, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, sendo que foi requalificado e ampliado em 2013 para ser um “serviço de referência”, contando com uma equipa multidisciplinar.

O seu contributo para a “melhoria do resultado clínico e funcional dos doentes com doentes com AVC na região Centro, garantindo uma resposta tecnicamente equitativa” é importantíssimo.

A SPAVC sublinha o carácter pioneiro da iniciativa em Portugal e elogia o desenvolvimento deste projecto, realçando o mérito de todos os profissionais envolvidos.

Numa entrevista concedida ao “Campeão”, que integrou a revista “Excelência responsável na Saúde”, em Junho de 2016, o então coordenador da Unidade, João Sargento Freitas, notou que o CHUC “tem tido muitos casos de sucesso, numa experiência que tem sido bastante positiva, com indicadores de qualidade de reabilitação bastante bons e comparáveis a qualquer centro europeu”.