Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

VI Encontro da UCF da Criança e do Adolescente da Figueira da Foz

27 de Maio 2023 Jornal Campeão: VI Encontro da UCF da Criança e do Adolescente da Figueira da Foz

A Unidade Coordenadora Funcional da Criança e do Adolescente da Figueira da Foz (UCF-CA FF), realizou, ontem, dia 26 de Maio de 2023, o VI Encontros da UCF-CA FF, no Auditório do HDFF.

A UCF-CA da Figueira da Foz, criada em 2006, realiza este ano o VI Encontro com o intuito de aproximar e uniformizar atitudes na abordagem das patologias mais frequentes em Pediatria, aperfeiçoar a articulação entre os Cuidados de Saúde Primários e os Serviços Hospitalares do HDFF e promover a discussão de temas relevantes para a saúde de crianças e adolescentes.

Nadia Brito, pediatra do HDFF e Coordenadora da UCF-CA da FF, iniciou a sessão de abertura e mostrou-se muito satisfeita pela realização do encontro que tem um cariz multidisciplinar.

“Este espaço, que se pretende informal, serve para partilhar experiências, duvidas e estabelecer alguns protocolos de actuação conjuntos para harmonizar as práticas e chegar à comunidade” explicou a pediatra.

Almerinda Rodrigues, presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES do Baixo Mondego, referiu que o Hospital e os Centros de Saúde têm vindo cada vez mais a estreitar laços, nomeadamente com a criação da ULS que tem aproximado as estruturas em reuniões frequentes. “As UCF-CA são o exemplo daquilo que deve ser a integração de cuidados, considerando que tem elementos das duas   que sabem as dificuldades das práticas clínicas e que num trabalho conjunto evitam muitas vezes as referenciações desnecessárias” destacou.

A presidente do Conselho de Administração do HDFF, Ana Raquel Santos, considerou este encontro importante, nomeadamente pela multidisciplinaridade dos profissionais presentes e pela articulação entre todos os Serviços Públicos, já que no encontro também estavam agentes da Polícia de Segurança Pública do Programa Escola Segura. “É a articulação entre todos os Serviços Públicos que devemos prosseguir” desejou Ana Raquel Santos. “As UCF-CA são o embrião daquilo que se fala todos os dias com a criação da ULS e a Unidade

Coordenadora Funcional da Criança e do Adolescente da Figueira da Foz fazem diariamente esta integração de cuidados que se pretende cada vez mais profícua” acrescentou.

O Encontro, em que participaram cerca de 60 profissionais, decorreu de forma muito produtiva, e foram abordados temas como: “Roncopatia – Como abordar e tratar?”, “Bullying e cyber-bullying, “As fobias e bizarrias alimentares – Como lidar com elas?!” Como abordar e prevenir?”, promovendo a discussão salutar das várias temáticas, sendo enriquecedor para todos os participantes que ficam a aguardar os próximos “Encontros”, com expectativa.