Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

VI Ciclo de Concertos de Coimbra começa este fim-de-semana

25 de Maio 2021 Jornal Campeão: VI Ciclo de Concertos de Coimbra começa este fim-de-semana

O VI Ciclo de Concertos de Coimbra arranca este fim-de-semana, de 28 a 30, presencialmente e online, através das redes sociais do evento.

O evento apresenta uma aposta forte na programação, com oito concertos, onde se evidenciam duas orquestras; o veterano António Victorino d`Almeida; o aclamado pianista Artur Pizarro; Leonardo Hilsdorf, um dos pianistas mais proeminentes do Brasil e um concerto solidário de apresentação do novo disco dos H4nds Duo.
O Ciclo é um convite à (re)descoberta da cidade de Coimbra através dos seus eventos bastante diferentes e para todos os gostos. O destaque vai para o concerto de abertura com a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo Maestro romeno Constantin Grigore, e o solista romeno Jeffery Macsim, que se realiza no Grande Auditório do Convento de São Francisco. Por sua vez, o concerto de encerramento irá ao encontro de um dos compositores mais celebrados dos nossos dias, Frédéric Chopin, interpretado pelo pianista Artur Pizarro.

O público pode assistir, ao final da manhã do dia 29, a um concerto dos jovens talentos da cidade (no Seminário Maior de Coimbra, recentemente restaurado) e terminar o mesmo dia a desfrutar de uma prestação da debutante Orquestra Arco Ribeirinho, com o virtuoso pianista Leonardo Hilsford e o aclamado Maestro Tobias Gossman. Para o último dia está guardada a possibilidade de uma conversa com o Maestro António Victorino d’Almeida.
“Devido ao facto da programação principal decorrer em diferentes locais, o VI Ciclo de Concertos de Coimbra é, também, um convite para passear pela cidade do rio Mondego e, por conseguinte, a cidade das pontes. Para além das pontes físicas, é intenção deste evento permitir que se voltem a percorrer pontes que conduzam ao encontro entres as pessoas, entre as pessoas e a cidade, e entre as pessoas e a cultura”, refere a organização do evento em comunicado.